Ouça a notícia aqui

A Torre do Relógio, um dos símbolos mais conhecidos do patrimônio art decó de Goiânia, restaurada e entregue à população na noite desta terça-feira (15/6) será mantida a partir de agora pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). Isso será possível graças a uma parceria firmada com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), dentro do Programa Adote Uma Praça, que também engloba a manutenção do Coreto da Praça Cívica.

Construída na década de 1940, a Torre do Relógio possui cerca de 16 metros de altura e, juntamente com o Coreto da Praça Cívica, compõe conjunto arquitetônico e urbanístico da Capital, tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro. Os equipamentos artísticos foram edificados para decorar a região central da cidade, e foram inaugurados no Batismo Cultural de Goiânia, em 5 de julho de 1942.

“Este é mais um equipamento importante de nossa cidade, devolvido à população graças à parceria da Prefeitura de Goiânia com o Governo Federal, por meio do Iphan, que já resultou também na revitalização da Estação Ferroviária”, afirmou o prefeito Rogério Cruz.

O Programa Adote uma Praça é um exemplo de parceria firmada pela gestão com a sociedade civil para a implantação, conservação, manutenção e execução de melhorias urbanas e paisagísticas em equipamentos públicos comunitários na capital. O principal foco da parceria é realizar melhorias na iluminação, limpeza e segurança dos espaços, incentivando a instalação e a manutenção de mobiliários urbanos e priorizar a recuperação da paisagem urbana.

Willian Assunção, da editoria de Planejamento