O secretário de Administração de Goiânia, Denes Pereira, está em Salvador, onde participa, nesta segunda e terça-feira (12 e 13/12), do 78º Fórum Nacional de Secretarias de Administração das Capitais Brasileiras (Fonac).

O evento, que é realizado há 25 anos, reúne os principais secretários de administração das capitais brasileiras e se concentra, nesta edição, em discutir eixos de gestão pública e gestão previdenciária, além de abordar a transformação digital por meio das cidades inteligentes.

A iniciativa pretende servir para troca de experiências e melhores práticas na área de administração em busca da excelência na gestão pública sempre com temas de interesse municipal dentro de um contexto nacional.

Ao mesmo tempo, contribui para o permanente aprimoramento e atualização da gestão levando em conta as peculiaridades de atribuições definidas para todas as secretarias nas capitais brasileiras e buscar o aperfeiçoamento das estruturas dos órgãos municipais e das formas de realização de serviços públicos.

“Trouxemos nossas experiências administrativas como a realização de concurso, concessão de benefícios aos servidores além da modernização da máquina pública em Goiânia e esperamos aprender e utilizar um pouco das estratégias e projetos de outras capitais”, destaca Denes Pereira.

Programação
No primeiro dia, o evento contou com as palestras do prefeito de Salvador, Bruno Reis, que apresentou o modelo de administração da prefeitura e de sua secretária de Fazenda, Giovanna Victer, que abordou os impactos da redução do ICMS no Orçamento Municipal. 

Já a palestra “Cidades Inteligentes e Resiliência nas Cidades” com o diretor presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Alexandre Amorim, abordou a necessidade irreversível de as cidades se tornarem cada vez mais inteligentes, tecnológicas e resilientes.

Na manhã desta terça-feira (13/12), Denes acompanha palestra sobre o Financiamento do Piso da Enfermagem – Cenário Legislativo e a ação no STF, com a advogada e assessora parlamentar da Frente Nacional de Prefeitos, Ingrid Freitas.

Também será proferida palestra sobre o Programa de Modernização da Gestão Previdenciária da Prefeitura de Belo Horizonte com o subsecretário da área, Gleison Souza. A agenda do Fonac será encerrada com a palestra “Perspectivas Pós Emenda Constitucional 103/2019”, com o subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Allex Albert.

Secretaria Municipal de Administração (Semad) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia