Goiânia marcou presença na Paralimpíadas Escolares 2021, maior evento da categoria para jovens e crianças do paradesporto, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, entre os dias 22 e 27 de novembro. A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Desporto Escolar, e recebeu atletas de todo país. Duas equipes da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), Parabadminton e Futebol de 5, representaram o Estado de Goiás nos jogos.

O diretor de Paradesporto da SMESP, João Turíbio, que também é um dos técnicos do Futebol de 5, acompanhou os atletas que fizeram bonito, conquistando a medalha de ouro. Após duas vitórias nos dois primeiros jogos, 2×0 sobre o Ceará, e 5×0 frente à equipe de Paraíba, o time goianiense precisava apenas de um empate diante da equipe de São Paulo, na grande final, para ficar no lugar mais alto do pódio, pois chegou à decisão com melhor saldo de gols que os paulistas. Com um empate em 0x0, o time de Goiânia ficou com a medalha de ouro.

Servidora Luzia Inêz no curso de capacitação Centro de Treinamento Paralímpico | Foto: Divulgação

A equipe do Parabadminton, que tem na comissão técnica a gerente de Paradesporto da SMESP Luzia Inêz, trouxe várias medalhas para nossa capital. A modalidade tem projetos desenvolvidos pela SMESP em parceria com Associação dos Surdos de Goiânia (ASG). Ao todo, foram seis medalhas em modalidades individuais e em duplas. Ouro na SU5 Masculino, ouro na SU5 Feminino, ouro na WH2 Masculino, prata na SH6 Feminino, bronze na SH6 Masculino, e ouro na SH6 Misto.

Aperfeiçoamento e conhecimento

Paralelo às Paralimpíadas Escolares, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, nossos servidores João Turíbio e Luzia Inêz participaram de uma formação para fazer de Goiânia uma cidade referência no paradesporto nacional. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) forneceu para professores e técnicos que participaram dos jogos, o curso de ‘Formação para Implantação de Centro de Referência Paralímpico’ em suas cidades de atuações. A capital goiana aproveitou a oportunidade para adquirir conhecimento e assim promover a acessibilidade no esporte goianiense.

Equipe de Futebol de 5 campeã do Jogos Paralímpicos Escolares | Foto: Divulgação

Já está em processo de implementação em Goiânia, um centro destinado exclusivamente ao paradesporto. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), em parceria com o CPB, vai implantar o primeiro centro municipal destinado ao paradesporto em Goiás, e os servidores da SMESP, João Turíbio e Luzia Inêz, que receberam o curso em São Paulo, serão os responsáveis por essa implementação na capital goiana.

“Sabemos que o esporte é interação, integração, inclusão, e estamos trabalhando para fazer com que Goiânia esteja preparada para dar toda estrutura para nossos atletas do paradesporto. Já sabíamos da capacidade que tínhamos, e claro, esperávamos medalhas no jogos, mas ver a quantidade de atletas nos pódios foi muito gratificante”, destacou o secretário municipal dos Esportes de Goiânia, Álvaro Alexandre.

O secretário lembrou que agora, com a iminência de implantação do Centro de Referência Paralímpico de Goiânia, a expectativa aumenta para futuros jogos, não só escolares, mas também universitários e até Paralimpíadas. “O Centro de Referência Paralímpico de Goiânia vai atender nossos atletas com mais estrutura e organização, além de proporcionar para mais modalidades, a oportunidade de evoluírem. E, claro, incluir cada vez mais pessoas com deficiência no esporte. Temos potencial humano para isso, e agora, com mais estrutura, vamos evoluir muito”, arrematou Álvaro Alexandre.

Arthur Marins, da editoria de Esportes