Coronavírus

Testagem rápida de antígeno acontece nesta sexta, 23, em Goiânia

Interessados podem fazer o agendamento a partir das 12h desta quinta-feira, 22, pelo site da Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em: 22 de abril de 2021 às 13:33 | última atualização: 22 de abril de 2021 às 19:11

Tamanho da fonte:
-A A A+

Na sequência das ações efetivas de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Goiânia promove mais uma testagem rápida de antígeno. A 15ª testagem ampliada do ano acontece na sexta-feira (23/4), por agendamento, em escolas municipais da capital. Os atendimentos têm início às 8h e já podem ser agendados a partir das 12h de hoje (22/4), conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).

O objetivo da testagem é a identificação dos assintomáticos e, assim, quebrar a corrente de transmissão. Ainda, para evitar aglomerações e longos períodos de espera, segue o modelo de agendamento pelo site da SMS. O link para agendamento será disponibilizado pelo link   https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.aspx ou no banner localizado no canto inferior do site da SMS. A expectativa é de que sejam feitos cerca de 3.500 testes nesta sexta-feira. 

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, salienta a importância desse tipo de trabalho no combate à propagação do vírus. “A capacidade de transmissão do vírus, especialmente as novas variações, é alarmante. Por isso, a realização das testagens é de suma importância para identificar pessoas contaminadas que, porventura, estejam circulando, orientar quanto ao tratamento e assim, quebrar essa cadeia de transmissão”, pontua. 

Podem fazer o teste pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas. O resultado é liberado entre 15 e 20 minutos após a coleta. Pessoas sintomáticas, por sua vez, devem procurar uma das 42 unidades de saúde aptas para realizar o teste RT-PCR. O resultado é liberado em até 24h e pode ser visualizado pela internet, conforme orientação das equipes coletoras. 

Luciana Gomides, editoria de Saúde