Ouça a notícia aqui

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta na quinta-feira, (12/8), às 20h, mais um concerto presencial da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Dessa vez, o espetáculo será realizado no Teatro Goiânia, com acesso limitado do público condicionado aos protocolos sanitários vigentes, às orientações constantes no Decreto Municipal nº 3604 de 14 de julho de 2021, além das orientações próprias adotadas pelo Teatro Goiânia.

É a primeiro concerto presencial no Teatro Goiânia desde março de 2020. Para a ocasião serão disponibilizados 300 ingressos gratuitos por meio da plataforma Sympla no endereço https://www.sympla.com.br/orquestra-sinfonica-de-goiania—debussy-e-stravinsky__1307942. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da OSGO no Youtube: www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania

No programa, a orquestra executará obras de dois grandes compositores clássicos. O programa abre com a Pequena Suite, do compositor francês Claude Debussy (1862-1918). Na segunda parte do concerto serão executadas quatro obras do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), uma das figuras mais importantes da música do século XX, cujos 50 anos de sua morte são lembrados com concertos em homenagens em todo o mundo. As obras a serem executadas são: 1) Oito Miniaturas Instrumentais; 2) Suíte Nº 01 para Pequena Orquestra; 3) Suíte Nº 02 para Pequena Orquestra; 4) Suíte do Ballet Pulcinella.

A regência será de Eliel Ferreira, que é o maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Goiânia. A apresentação é uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade executado pela Orquestra sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Neste período de pandemia tem sido uma das mais atuantes nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas a ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia.

Maestro

Eliel Ferreira, natural de Anápolis, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Escola de Música de Anápolis. No ano, seguinte deu continuidade aos estudos em Goiânia com o professor Salmo Lopes. Em 2011 recebeu o diploma de Licenciatura em Violino pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como integrante de várias orquestras, entre elas: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Sinfônica do Centro Livre de Artes, Orquestra de Câmara Goyazes, Orquestra Jovem de Anápolis e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

Recentemente, Eliel foi aprovado como aluno ativo na classe de regência do Maestro Claudio Cruz na EMESP, tendo oportunidade de reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, bem como, acompanhar aos ensaios da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Atualmente é maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Goiânia, maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, coordenador dos Grupos Sinfônicos da Escola do Futuro em Artes Basileu França e estuda regência com o Maestro Neil Thomson.

Orquestra

A Orquestra Sinfônica de Goiânia foi criada em 1993, pelo Maestro Joaquim Jayme e pelo então Secretário Municipal de Cultura Kleber Adorno. A instituição, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, abriga uma orquestra composta por 75 músicos, e um coro de 48 vozes. Está atualmente sob a direção do maestro Eliseu Ferreira.

Tem como objetivos principais a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica, além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia. Participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da capital, além de uma atuação marcante na periferia e na região metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas.

Da editoria de Cultura

cultura

Orquestra Sinfônica de Goiânia

prefeitura de goiânia