Direitos Humanos

Suporte para pessoas surdas está disponível para vacinação desta sexta, 04

Secretários de Saúde e Direitos Humanos e Políticas Afirmativas lançam serviço in loco na UPA Jardim Novo Mundo

Publicado em: 03 de junho de 2021 às 15:58 | última atualização: 03 de junho de 2021 às 16:06

Foto: Jucimar Sousa

Tamanho da fonte:
-A A A+
Ouça aqui a notícia

As Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) disponibilizam, por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), um link de atendimentos por videochamada para apoiar pessoas surdas no processo de vacinação contra a Covid-19. O serviço já está disponível e, nesta sexta-feira (4/6), os secretários Durval Pedroso e Cristina Lopes acompanham, in loco, o funcionamento do serviço na UPA Jardim Novo Mundo, às 10h30. 

O atendimento às pessoas surdas é feito por meio de videochamada através do Google Meet para auxílio nos postos de vacinação. Equipes da Central de Interpretação de Libras (CIL) estão escaladas para dar suporte às equipes e usuários durante o atendimento nos postos.  

O link de acesso é o (https://meet.google.com/ebr-xhsz-icn). E para facilitar ainda mais a comunicação, serão distribuídos cartazes com o QR Code que direciona ao link da videochamada. 

Vacinação em Goiânia na sexta-feira

Após receber mais de 35 mil doses na última quarta-feira (2/6), Goiânia retomou a primeira dose contra a Covid-19 com novidades. Além dos grupos prioritários já atendidos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, foram acrescidos os trabalhadores da Educação - Ensinos Fundamental e Médio, além de pessoas com 59 anos. Assim, do total de doses recebidas, 70% são direcionadas para a população em geral e 30% para os grupos prioritários. 

Todos precisam agendar seu atendimento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Pessoas dos grupos prioritários devem informar a categoria à qual pertencem (trabalhador da saúde, trabalhadores do ensino fundamental, infantil ou médio) ou a comorbidade. Já pessoas com 59 anos que não atuem em nenhuma das profissões enquadradas acima ou tenham comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde devem selecionar, no aplicativo, a opção “Não possui/não listada”. 

Na sexta-feira, são 30 unidades de saúde disponibilizadas para a aplicação da vacina das 08h às 17h. Para se vacinar, a pessoa deve levar documento pessoal com foto, CPF e a documentação indicada para cada grupo. A lista pode ser visualizada no ato do agendamento ou no site https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/, assim como os endereços de cada unidade. Lembrando que os mesmos postos serão disponibilizados para idosos que estejam com a segunda dose atrasada.

Serviço:
Durval Pedroso e Cristina Lopes lançam atendimento para pessoas surdas na vacinação

Data: 04 de junho, às 10h30 

Local: UPA Jardim Novo Mundo - Av. New York, Qd. 137, Jardim Novo Mundo

Luciana Gomides e Vitor Cadillac, das editorias de Saúde e Direitos Humanos