A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Projetos (Gerpro), lança, nesta quinta-feira (3/10), ponto de coleta do Projeto Tampatas. A iniciativa tem cunho socioambiental surgido para ajudar na castração de animais de rua ou de famílias carentes. A ideia é trocar tampas plásticas por cirurgias. O lançamento acontece às 9h, na SME.

O Tampatas surgiu da vontade de Regina Célia Menezes em intervir na situação dos animais de forma palpável. Inspirado no projeto catarinense Ecopet Tampas, a iniciativa permite retirar toneladas de plástico das ruas. O montante arrecadado pela venda destas tampinhas é revertida em cirurgias de castração de gatos e cachorros. Trata-se de auxiliar na preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, estimular o único meio ético de controle populacional de animais. Além disso, após o recolhimento e venda das tampinhas, para cada animal beneficiado, uma árvore é plantada. O crescimento das mudas é acompanhado de perto pelos participantes da iniciativa.

Na SME, os objetivos do projeto vão um pouco além. Em virtude das ações de cunho ecológico já praticadas junto às instituições educacionais, a ação ganhou o nome de do Tampatas nas Escolas. O intuito é extrapolar os limites da Secretaria e levar o projeto para as instituições educacionais, iniciando um trabalho de conscientização sobre a reciclagem através de apresentações e gincanas.

O Tampatas recolhe todos os tipos de tampas plásticas, como garrafa pet, caixa de leite e produtos alimentícios. Na SME, serão espalhados depósitos para coleta e troca.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte