A Plataforma Conexão Escola, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), tem como objetivo estimular o processo de aprendizagem no período de suspensão das aulas presenciais. Através de temas interdisciplinares, diversas habilidades vêm sendo trabalhadas, incluindo as Artes Plásticas. Foi o cenário perfeito para que Luciana Rolim, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, promovesse um encontro virtual com alunos da instituição.

A videoconferência  foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18, e contou com a participação da artista plástica Helena Vasconcelos. O objetivo foi criar um momento de aproximação e maior conhecimento das artes, incentivando a criatividade dos alunos. 

O encontro virtual surgiu a partir da atividade com o tema “Desenho Criativo” disponibilizada no portal Conexão Escola. Nela, foi mostrado o trabalho dos artistas Helena Vasconcelos e Américo Poteiro. Luciana, então, teve a ideia de fazer o encontro à distância e, então,  convidou Helena,  conhecida como a “Senhora das Cores”, para participar desse encontro on-line.  Afinal, que criança não gosta de colorir e desvendar o mundo das cores com um pincel? 

Logo, surgiu uma aula bem criativa da qual os alunos gostaram muito. A artista falou sobre a importância das artes, como se soltar nos desenhos, a mistura de cores e algumas técnicas, estimulando a participação dos pequenos para imaginarem sem medo. A ideia foi estimular, a partir daquilo que foi orientado na atividade da plataforma e explanações de Helena, que os alunos criassem suas próprias obras de arte. 

Luciana Rolim enfatiza o quanto foi gratificante esse encontro a distância. “Foi a mesma sensação de quando levamos um convidado para a sala de aula, a interação dos alunos com nós professores e, principalmente, com a Helena”, conta.

A professora destacou ainda, que a arte não é só uma questão de gosto, lazer ou recreação, indo além. A disciplina faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos alunos. “No período em que estamos vivendo, de isolamento e preocupações, nada melhor que interagir, mesmo que virtualmente, com os nossos alunos e despertar neles o interesse em soltar a imaginação”, comenta Luciana.  

O resultado do encontro foi bem além de uma simples orientação! A partir dessa aula, Luciana propôs aos alunos montar uma exposição virtual das obras que irão produzir. A expectativa é de que os trabalhos sejam expostos na próxima quarta-feira, 24. 

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Luciana Rolim