Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

SME estreia programação pedagógica televisiva na próxima segunda-feira

Atividades complementares disponibilizadas no portal Conexão Escola são adaptadas para veiculação em canais televisivos abertos

Publicado em: 14 de maio de 2020 às 14:17 | última atualização: 15 de maio de 2020 às 10:46

A Prefeitura de Goiânia, por meio da  Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), estreia, na próxima segunda-feira (18/5) o Programa Conexão Escola. A programação adapta as atividades pedagógicas complementares disponibilizadas no Portal Conexão Escola para a linguagem televisiva. O conteúdo entra no ar em emissoras de canal aberto, contemplando todas as modalidades atendidas pela Rede Municipal de Ensino. 

Na primeira semana de programação, os alunos da rede municipal assistem a conteúdos variados, como contação de histórias, documentários sobre o crescimento da criança, entrevistas sobre variação de preços e alimentação saudável. Também são exibidos vídeos produzidos por instituições da Rede, tratando de temas pertinentes ao cotidiano escolar, como bullying, além de projetos pedagógicos desenvolvidos pela SME. Os programas são ancorados por professores lotados na Rede e na Secretaria, permitindo a identificação com os espectadores. Cada dia da semana é dedicado a uma temática. O conteúdo é selecionado e produzido por professores da RME, equipes pedagógica, tecnológica e da assessoria de comunicação da SME.

O Sistema Sagres (canal 26.1) inicia a exibição para Educação Infantil e Ensino Fundamental às 09h desta segunda, seguindo até às 10h. As atividades da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), tem exibição das 19h às 19h30. O mesmo conteúdo é replicado na Rádio Sagres (AM 730), a partir das 13h. Na TV UFG, Educação Infantil e Ensino Fundamental têm exibição das 14h às 15h, enquanto alunos da Eaja podem assistir às atividades a partir das 20h no canal digital 15.1 em sinal aberto (UHF) ou no canal 21 da NET- Goiânia. Nesta emissora, a veiculação tem início previsto para o dia 25 de maio. 

Sobre a proposta 
O Programa Conexão Escola é uma adaptação do conteúdo disponibilizado no portal de mesmo nome para linguagem televisiva. No início de abril, a SME concluiu pesquisa para identificar o nível do acesso à internet das famílias atendidas pela Rede Municipal de Ensino (RME). Os resultados apuraram que 85% delas têm algum meio de acesso a sites, seja por computador ou celular. Entretanto, a grande maioria (97%) possuem televisão com canais abertos em casa.

Deste modo, no dia 22 de abril, a SME lançou a plataforma Conexão Escola, portal que reúne atividades pedagógicas para todas as modalidades (Educação Infantil à Eaja). O conteúdo é alinhado à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contempla cinco temáticas (Corpo, Expressão e Movimento; Educação Ambiental e Saúde; Educação Financeira e Empreendedorismo; Ética e Cidadania; e Experiências e Curiosidades). Para que haja equidade no acesso a estas atividades, as mesmas serão adaptadas para a televisão.

 O objetivo é manter uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o DC-GO Ampliado. O Conexão Escola trabalha a conectividade através de atividades complementares construídas a partir de Eixos Temáticos pertinentes nesse tempo de pandemia. São atividades que aliam teoria e prática, aproveitando o que as famílias já têm em casa para desenvolvê-las. O intuito é proporcionar fácil acesso e estimular as relações familiares, sem ampliar o estresse psicológico causado pelo próprio contexto de isolamento social.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte