Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

SME e Fundação Lemann lançam conteúdo televisivo

Conteúdos licenciados destinados à Educação Básica começam a ser veiculados a partir desta segunda-feira (22/6)

Publicado em: 19 de junho de 2020 às 15:35 | última atualização: 19 de junho de 2020 às 15:35

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) lança, nesta segunda-feira (22/6) programação pedagógica televisiva em parceria com a Fundação Lemann. O conteúdo licenciado do Projeto Vamos Aprender complementa o material produzido para o Programa Conexão Escola, lançado em maio, como adaptação audiovisual das atividades inseridas na plataforma. Os programas contemplam as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo exibidos nos canais abertos de televisão já parceiros neste período de suspensão das aulas presenciais. 

O Vamos Aprender é resultado de parceria entre SME e projeto desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), apoiado pela Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e Unesco. Ao todo, são 320 programas elaborados por diversas instituições de aprendizagem remota, como Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola. O material envolve desde vídeos interativos, com conteúdo didático e sugestões de atividades, até textos e orientações, contemplando todas as áreas de conhecimento.

A iniciativa faz parte dos esforços da SME para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial. Os programas seguem sendo exibidos durante o mês de julho pelo Sistema Sagres de Comunicação (canal 26.1) para alunos da Educação Infantil e  Ensino Fundamental, das 9h às 10h, bem como na TV UFG (canal 15.1 em sinal aberto e 21 pela NET), das 14h às 15h. Para a Educação Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA), haverá a reprise de programas exibidos nos meses de maio e junho, às 19h15 no Sistema Sagres e 20h na TV UFG. 

“A implementação do programa Programa Conexão Escola é resultado de uma pesquisa realizada ainda no mês de abril que apontou cerca de 15% de nossos estudantes sem qualquer tipo de acesso à internet. Por outro lado, 96% possuem televisão em casa, o que nos deu suporte para adaptar todo aquele conteúdo disponibilizado no Portal Conexão Escola para a linguagem televisiva. Nosso maior objetivo é democratizar o acesso à Educação Pública de qualidade e a parceria com a Fundação Lemann fortalece nosso compromisso com a comunidade escolar”, ressalta Marcelo Costa, secretário municipal de Educação e Esporte de Goiânia, presidente da Undime-GO e vice-presidente da Undime Nacional. 

“Essa é uma estratégia que os municípios podem adotar neste momento que estamos vivendo, no qual as aulas estão suspensas em função da pandemia. A televisão tem um potencial muito grande. Nos municípios, maiores sabemos a força que tem e, nos municípios menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado. Em meio ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, essa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham uma rotina e continuem sendo estimuladas a aprender”, comenta Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e Presidente da Undime.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância de oferecer alternativas de ensino não presencial na pandemia: “É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se desenvolvendo durante o isolamento social”, diz Mizne. 

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte, e Analítica Comunicação