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SCMAG - Sistema de Consulta do Museo de Artes
Consulta Autor
Autor(a) : TOMIE OHTAKE Visualizar Referência
BIOGRAFIA DO AUTOR
Tomie Ohtake (1913) Tomie Ohtake, natural de Kyoto (Japão) chega ao Brasil em 1936 e fixa-se em São Paulo. Inicia seus estudos de pintura em 1952, com o artista plástico japonês Keisuke Sugano. Em 1953, integra o Grupo Seibi ao lado de Flávio-Shiró, Kaminagai, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, entre outros. Sua primeira exposição individual ocorre em 1957, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 1969, começa a trabalhar com serigrafia e posteriormente executa litografias e gravuras em metal. Realiza diversas obras públicas, como o painel pintado no Edifício Santa Mônica, na Ladeira da Memória, em São Paulo; a escultura Estrela do Mar, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro; a escultura em homenagem aos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil, painéis para o Memorial da América Latina e para a estação Consolação do Metrô, em São Paulo. Recebe o prêmio melhor pintor do ano, em 1974 e 1979, e, em 1983, o prêmio personalidade artística do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1995 recebe o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura. Em 2000, é lançado em São Paulo o Instituto Tomie Ohtake, idealizado e coordenado por Ricardo Ohtake e projetado por Ruy Ohtake. NASCIMENTO1913 - Kyoto (Japão) - 21 de novembro. Naturaliza-se brasileira em 1940LOCAIS DE VIDA1936 - São Paulo SP 1938 - Rio de Janeiro RJ 1939 - São Paulo SP - Com a II Guerra Mundial muda-se para São Paulo VIDA FAMILIARTem dois filhos, os arquitetos Ruy Ohtake e Ricardo Ohtake FORMAÇÃO1920/1935 - Kyoto (Japão) - Realiza estudos básicos1952 - São Paulo SP - Inicia estudos de pintura com o artista plástico japonês Keisuke SuganoVIAGENS1951 - Japão - Visita sua terra natal 1971 - Europa1984 - Havana (Cuba), Argentina e Uruguai ATIVIDADES EM ARTES VISUAISPintora, gravadora e escultora1953 - São Paulo SP - Integra o Grupo Seibi, ao lado de Flávio-Shiró, Kaminagai, Manabu Mabe e Tikashi Fukushima, entre outros1971/2000 - São Paulo SP, Rio de Janeiro RJ e Araxá MG - Realiza diversas obras públicas, como o painel pintado na empena do Edifício Santa Mônica, na Ladeira da Memória, em São Paulo (1984); a escultura Estrela do Mar, alocada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (1985); escultura em homenagem aos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil (1988), painéis no Memorial da América Latina (1988) e na estação do metrô Consolação, em São Paulo (1991); esculturas para o Parque Industrial da CBMM , em Araxá (1999), para o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1999) e para a praça Professor José Lannes (2000), em São Paulo, entre outras1983 - Rio de Janeiro RJ - Realiza cenários e figurinos para a Ópera Madame Butterfly, apresentada no Teatro Municipal1985 - São Paulo SP - Projeta cartaz e troféu para a 9ª Mostra Internacional de CinemaEXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS1957 - São Paulo SP - Individual, no MAM/SP 1959 - São Paulo SP - Individual, na Galeria de Arte da Folha1960 - São Paulo SP - Individual, no MAM/SP 1964 - São Paulo SP - Individual, na Galeria São Luís1968 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Cosme Velho 1968 - Washington (Estados Unidos) - Individual, na Pan American Union 1968 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, no Brazilian Government Trade Bureau1969 - São Paulo SP - Individual, na Associação de Amigos do MAM/SP1969 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Petite Galerie 1970 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Aki1971 - Mayaguëz (Porto Rico) - Individual, na Universidade Federal de Porto Rico1972 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Cosme Velho 1974 - São Paulo SP - Pintura de Tomie Ohtake, na Galeria Arte Global 1975 - Roma (Itália) - Individual, na Galeria de Arte da Embaixada do Brasil1976 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Graffiti Galeria de Arte1976 - Washington (Estados Unidos) - Individual, no Brazilian American Cultural Institute 1976 - Milão (Itália) - Individual, no Centro Cultural Ítalo-Brasileiro 1979 - São Paulo SP - Individual, na Grifo Galeria de Arte 1980 - Lima (Peru) - Individual, na Galeria 91983 - São Paulo SP - Retrospectiva, no Masp 1984 - Brasília DF - Tomie Ohtake: pinturas, na Paulo Figueiredo Galeria de Arte1985 - São Paulo SP - Individual, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud 1987 - São Paulo SP, Porto Alegre RS, Curitiba PR, Florianopólis SC, Rio de Janeiro RJ, Belo Horizonte MG, Fortaleza CE, Recife PE, Salvador BA e Brasília DF - Tomie Ohtake: gravura em metal, na Mônica Filgueiras Galeria de Arte, Galeria Tina Presser, Simões Assis Galeria de Arte, ACAP Casa da Alfândega, Galeria GB, Gesto Gráfico Galeria, Galeria de Arte Ignez Fiuza, Artespaço, Escritório de Arte da Bahia e Espaço Capital Arte Contemporânea1987 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Thomas Cohn Arte Contemporânea1988 - Tóquio (Japão) - Retrospectiva, no Hara Museum of Contemporary Art 1991 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Thomas Cohn Arte Contemporânea1991 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria GB 1991 - São Paulo SP - Individual, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud 1991 - Brasília DF - Tomie Ohtake, no Palácio Itamaraty 1993 - Campinas SP - Individual, na Croqui Galeria de Arte 1993 - Rio de Janeiro RJ - Tomie Ohtake: novas pinturas, no MAM/RJ1993 - São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas SP, Porto Alegre RS, Curitiba PR, Belo Horizonte MG, Goiânia GO Fortaleza CE, Recife PE, Salvador BA e Brasília DF - Tomie Ohtake: novas gravuras, na Mônica Filgueiras Galeria de Arte, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Croqui Galeria de Arte, Galeria Tina Presser, Simões Assis Galeria de Arte, Gesto Gráfico Galeria de Arte, Pinacoteca Galeria de Arte, Caesar Park Hotel, Artespaço, Escritório de Arte da Bahia e no Senado Federal1994 - Miami (Estados Unidos) - Individual, no Bass Museum of Art1994 - Londres (Inglaterra) - Tomie Ohtake: new paintings, na Councourse Gallery Barbican Center1995 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, no American Society1995 - Washington (Estados Unidos) - Individual, no Art Museum of the Americas - Organization of American States 1997 - Quito (Equador) - Individual, na Fundação Guayasamin1997 - Guayaqui (Equador) - Individual, no Museu Antropológico do Banco do Pacífico1999 - Rio de Janeiro RJ - Gravuras de Tomie Ohtake, no Instituto Cultural Villa Maurina2000 - Rio de Janeiro RJ - Tomie Ohtake: retrospectiva, no CCBB2001 - São Paulo SP - Individual, no Instituto Tomie Ohtake EXPOSIÇÕES COLETIVAS1952 - São Paulo SP - 2º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia1953 - São Paulo SP - 2º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos - menção honrosa 1954 - São Paulo SP - 3º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia1955 - São Paulo SP - 4º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia 1956 - São Paulo SP - 5º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia 1957 - São Paulo SP - Doze Pintores Abstratos, no MAM/SP1957 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Arte Moderna 1957 - São Paulo SP - 6º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia - medalha de bronze1958 - São Paulo SP - 4ª Exposição do Grupo Guanabara, na ACM 1958 - São Paulo SP - 7º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia 1958 - Buenos Aires (Argentina) - 9 Pintores de São Paulo, na Galeria Antígona1958 - São Paulo SP - 4º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, no Salão do Cine Niterói - prêmio aquisição1959 - São Paulo SP - 5ª Exposição do Grupo Guanabara, na ACM 1959 - São Paulo SP - 8ª Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia - pequena medalha de ouro1959 - São Paulo SP - Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, na Galeria de Arte da Folha - menção honrosa 1959 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos1960 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Nacional de Arte Moderna, no MAM/RJ - certificado de isenção de júri1960 - São Paulo SP - 9º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia1960 - São Paulo SP - Contribuição da Mulher às Artes Plásticas no Brasil, no MAM/SP1960 - São Paulo SP - Mostra Probel, no MAM/SP - 1º prêmio 1960 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos - pequena medalha de ouro 1961 - Belo Horizonte MG - 16º Salão de Belas Artes da Cidade de Belo Horizonte, no MAP1961 - Curitiba PR - 2º Salão de Arte Moderna do Paraná - grande prêmio 1961 - São Paulo SP - 6ª Bienal Internacional de São Paulo, no MAM/SP1961 - Rio de Janeiro RJ - 1º O Rosto e a Obra, na Galeria Ibeu Copacabana1961 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos1962 - São Paulo SP - 11º Salão Paulista de Arte Moderna - grande medalha de ouro 1962 - Rio de Janeiro RJ - 11º Salão Nacional de Arte Moderna 1962 - Curitiba PR - 3º Salão do Paraná, na Biblioteca Pública do Paraná - aquisição1962 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos1963 - São Paulo SP - 7ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal1963 - Londres (Inglaterra), Viena (Áustria) e Bruxelas (Bélgica) - Brazilian Art Today, no Royal College of Art e no Angewandt Kunst1963 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos1964 - São Paulo SP - 13º Salão Paulista de Arte Moderna 1964 - Córdoba (Argentina) - 2ª Bienal Americana de Arte1964 - São Paulo SP - Coletiva, na Galeria NT1964 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos1965 - Cali (Colômbia) - 1º Salão Pan Americano de Pintura1965 - Brasília DF - 2º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal - Prêmio Nacional de Pintura 1965 - São Paulo SP - 8ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal - prêmio aquisição do Itamaraty 1966 - Bonn (Alemanha) - Brazilian Art Today, no Beethonvenhalle 1965 - Washington e Oakland (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) - Exposição do Grupo Seibi, no Pan American Union 1965 - Rio de Janeiro RJ - Resumo de Arte JB, no MAM/RJ1965 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos1965 - Belo Horizonte MG - 21º Salão de Belas Artes da Cidade de Belo Horizonte, no MAP1966 - Salvador BA - 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas - prêmio aquisição 1966 - Lima (Peru) - 1º Festival Americano de Pintura1966 - Belo Horizonte MG - 21º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - primeiro prêmio1966 - Brasília DF - 3º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal - sala especial 1966 - Manágua (Nicarágua) - Exposição Comemorativa ao Centenário de Ruben Dario1966 - São Paulo SP - 10º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, na Sociedade Paulista de Cultura Japonesa1966 - São Paulo SP - Artistas Nipo-Brasileiros, no MAC/USP1966 - São Paulo SP - Três Premissas, no MAB/Faap1967 - São Paulo SP - 9ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal - Prêmio Itamaraty1968 - América Latina - Aspectos da Pintura Brasileira - organizada pelo Itamaraty 1968 - São Paulo SP - Salão do Grupo Seibi de Aristas Plásticos - grande medalha de ouro1969 - Curitiba PR - 10º Salão de Arte Moderna do Paraná - 2º prêmio de gravura1969 - São Paulo SP - 19 Artistas Nipo-Brasileiros, no MAC/USP1969 - São Paulo SP - 1º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP1969 - Dinamarca, Suécia e Finlândia - Art Latin American1969 - Jundiaí SP - Salão de Arte de Jundiaí - 1º prêmio de gravura1970 - São Paulo SP - 2º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP 1970 - Medellín (Colômbia) - 2ª Bienal de Arte de Medellín, no Museu de Antioquia1970 - São Paulo SP - Antonio Henrique Amaral, Odetto Guersoni, Tomie Ohtake, Pedro Tort, Gerda Brentani, na Galeria Alberto Bonfiglioli1970 - Milão (Itália) - Arte Braziliana Contemporânea, no Consulado do Brasil 1970 - Rio de Janeiro RJ - Arte Contemporânea Brasileira, no Banco de Boston - 1º prêmio1970 - São Paulo SP - Pinacoteca do Estado de São Paulo: 1970, na Pesp1970 - Rio de Janeiro RJ - 8º Resumo de Arte JB, no MAM/RJ1971 - Rio de Janeiro RJ - Japan Art Festival, no MAM/RJ1971 - Curitiba PR - 28º Salão Paranaense, na Biblioteca Pública do Paraná1972 - Veneza (Itália) - 36ª Bienal de Veneza - Sala Gráfica D´Oggi 1972 - São Paulo SP - Arte/Brasil/Hoje: 50 anos depois, na Galeria da Collectio 1973 - Belo Horizonte MG - 5º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, no MAP1973 - Washington (Estados Unidos) - Art Gallery of the Brazilian, no Brazilian American Cultural Institute1973 - Tóquio e Kyoto (Japão) - Japanese Artists in America, no The Tokyo Museum e National Museum of Kyoto1973 - São Paulo SP - 5º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP1974 - São Paulo SP e Rio de Janeiro RJ - Acervo de Arte Brasileira do Museu de Ontário-Canadá, no MAM/SP e MAM/RJ1974 - Tóquio e Kyoto (Japão) - Bienal de Tóquio, no Museu de Arte Moderna1974 - Cannes (França) - Festival Internacional de Pintura 1975 - São Paulo SP - 13ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal1975 - Montevidéu (Uruguai) - 2ª Bienal do Uruguai1975 - Birmingham (Estados Unidos) - Exposição da Pintura Brasileira, no Birmingham Museum of Art1976 - Campinas SP - 10º Salão de Arte Contemporânea de Campinas, no Museu de Arte Contemporânea José Pancetti1976 - Buenos Aires e Bahia Blanca (Argentina) - 20 Artistas Brasileños, no CAYC e no Museu de Belas Artes de Bahia Blanca1976 - São Paulo SP - 8º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP1977 - Madri (Espanha) - Arte Actual Iberoamericana, no Instituto de Cultura Hispânica1978 - São Paulo SP - As Bienais e a Abstração: a década de 50, no Museu Lasar Segall1979 - São Paulo SP - 11º Panorama da Arte Atual Brasileira, no MAM/SP - 1º prêmio de pintura1979 - Buenos Aires e Mendonza (Argentina) - 1ª Trienal Latinoamericana del Grabado, nas Salas Nacionales de Exposición e no Museo de Arte Moderno1979 - Rio de Janeiro RJ - Escultores Brasileiros, na Galeria Aktuel1980 - Rio de Janeiro RJ, Brasília DF, São Paulo SP, Belo Horizonte MG, Curitiba PR e Porto Alegre RS - Destaque Hilton de Pintura, no MAM/RJ, na Fundação Cultural do Distrito Federal, no MAM/SP, no Palácio das Artes, no Teatro Guaíra e no Margs 1980 - Rio de Janeiro RJ - Homenagem a Mário Pedrosa, na Galeria Jean Boghici1980 - São Paulo SP - Mestres do Abstracionismo Lírico no Brasil, na Galeria Eugénie Villien1981 - La Paz (Bolívia) - 3ª Bienal de La Paz1981 - São Paulo SP - Arte Transcendente, no MAM/SP1981 - Medellín (Colômbia) - 4ª Bienal de Medellín, no Museo de Antioquia1981 - Guarujá SP - 4 Pintores, no Hotel Jequitimar1981 - Osaka (Japão) - Exposição Latino-Americana de Arte Contemporânea Brasil/Japão, no Museu Nacional de Arte de Osaka1982 - Nova York (Estados Unidos) - Women Artists of the America, no Center for Inter American Relations1983 - São Paulo SP - 14º Panorama de Arte Atual Brasileira: Pinturas, no MAM/SP1983 - Rio de Janeiro RJ - 4 Escultores Pintores, 4 Pintores Escultores, na Galeria Aktuel 1983 - São Paulo SP, Rio de Janeiro RJ, Tóquio, Kyoto e Atami (Japão) - 6ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, na Fundação Mokiti Okada 1983 - São Paulo SP - Arte na Rua 1984 - Havana (Cuba) - 1ª Bienal de Havana1984 - São Paulo SP - Coleção Gilberto Chateaubriand: retrato e auto-retrato na arte brasileira, no MAM/SP1984 - Buenos Aires (Argentina), Paris (França), Londres (Inglaterra), Roma e Milão (Itália), Haia(Holanda), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Nova York e Washington (Estados Unidos) - Mestres do Abstracionismo Brasileiro 1984 - Rio de Janeiro RJ - Pintura Brasileira Atuante, no Espaço Petrobrás1984 - São Paulo SP - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal 1985 - São Paulo SP - 100 Obras Itaú, no Masp1985 - São Paulo SP - 18ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal1985 - São Paulo SP, Rio de Janeiro RJ, Tóquio, Kyoto e Atami (Japão) - 7ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, na Fundação Brasil-Japão de Artes Plásticas1985 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ1985 - São Paulo SP - Artistas Japoneses na Coleção do MAC, no MAC/USP1985 - São Paulo SP - Destaques da Arte Contemporânea Brasileira, no MAM/SP 1985 - Rio de Janeiro RJ - Encontros, na Petite Galerie1985 - Curitiba PR - Quatro Mestres: quatro, na Simões de Assis Galeria de Arte1985 - Rio de Janeiro RJ - Seis Décadas de Arte Moderna. Coleção Roberto Marinho, no Paço Imperial1985 - São Paulo SP - Sete Artistas, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud1986 - São Paulo SP - 17º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP1986 - Havana (Cuba) - 2ª Bienal de Havana1986 - Buenos Aires (Argentina) - 1ª Bienal Latino Americana de Arte sobre Papel, no Museo de Arte Moderno de Buenos Aires - itinerante1987 - São Paulo SP - Tapetes Orientais, na Paulo Figueiredo Galeria de Arte1987 - Rio de Janeiro RJ - Abstracionismo Geométrico e Informal: aspectos da vanguarda brasileira dos anos 50, na Funarte1987 - Rio de Janeiro RJ - Algumas Mulheres, na Galeria de Arte Ipanema1987 - Rio de Janeiro RJ - Ao Colecionador: homenagem a Gilberto Chateaubriand , no MAM/RJ1987 - Paris (França) - Modernidade: arte brasileira do século XX, no Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris1987 - São Paulo SP - O Ofício da Arte: pintura, no Sesc1988 - São Paulo SP - 80 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, no Masp1988 - Copenhague (Dinamarca) - Arte Brasileira Contemporânea, no Museu Charlottenburg1988 - Brasília DF, Manaus AM, Belém PA, Recife PE, São Paulo SP, Curitiba PR e Porto Alegre RS - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, na Fundação Cultural do Distrito Federal, na Pinacoteca do Estado, na Fundação Rômulo Maiorana, na Fundação Joaquim Nabuco, no MAB/Faap, no MAC/PR e no Margs1988 - São Paulo SP - Modernidade: arte brasileira do século XX, no MAM/SP1988 - São Paulo SP - Os Ritmos e as Formas: arte brasileira contemporânea, no Sesc1988 - São Paulo SP - Vida e Arte dos Japoneses no Brasil, no Masp1989 - São Paulo SP - 20ª Bienal Internacional de São Paulo - Pintura Abstrata - Efeito Bienal 1954-1963, na Fundação Bienal 1989 - São Paulo SP - 20º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP1989 - São Paulo SP - Acervo, na Galeria de Arte São Paulo1989 - Fortaleza CE - Arte Brasileira dos Séculos XIX e XX nas Coleções Cearenses: pinturas e desenhos, no Espaço Cultural da Unifor1989 - Rio de Janeiro RJ - Herança do Japão: aspectos das artes visuais nipo-brasileiras, no MNBA 1989 - Copenhague (Dinamarca) - Os Ritmos e as Formas: arte brasileira contemporânea, no Museu Charlottenborg1989 - Lisboa (Portugal) - Seis Décadas de Arte Moderna Brasileira: Coleção Roberto Marinho, na Fundação Calouste Gulbenkian/Centro de Arte Moderna1990 - Curitiba PR - 1ª Bienal Brasileira de Design1990 - São Paulo SP, Tóquio, Atami e Sapporo (Japão) - 9ª Exposição Brasil-Japão de Arte Contemporânea, na Fundação Brasil-Japão de Artes Plásticas1991 - Santos SP - 3ª Bienal Nacional de Santos, no Centro Cultural Patrícia Galvão1992 - Belém PA - 2º Salão Paraense de Arte Contemporânea, na Secretaria de Estado da Cultura1992 - São Paulo SP - 7º Salão Brasileiro de Arte, na Fundação Mokiti Okada1992 - Poços de Caldas MG - Arte Moderna Brasileira: acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, na Casa de Cultural de Poços de Caldas1992 - São Paulo SP - Branco Dominante, Galeria de Arte São Paulo1992 - Rio de Janeiro RJ - Eco Art, no MAM/RJ1993 - Brasília DF - Athos Bulcão, Rubem Valentim, Tomie Ohtake, no Centro Cultural 5081993 - Rio de Janeiro RJ - Brasil, 100 Anos de Arte Moderna, no MNBA1993 - São Paulo SP - Eram Brasileiros os que Ficaram, na Pesp1993 - Rio de Janeiro RJ - Paixão do Olhar, no MAM/RJ1993 - São Paulo SP - 23º Panorama da Arte Atual Brasileira: Pintura, no MAM/SP1993 - São Paulo SP - Portugal-Japão: mares navegados, no MAB/Faap1994 - São Paulo SP - Arte Moderna Brasileira: uma seleção da Coleção Roberto Marinho, no Masp1994 - São Paulo SP - Bienal Brasil Século XX, na Fundação Bienal1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi1995 - São Paulo SP - Projeto Contato, na Galeria Sesc/Paulista1995 - Lausanne (Suíça) - Rio: mistérios e fronteiras, no Musée de Pully1995 - São Paulo SP - United Artists I, na Casa das Rosas1996 - São Paulo SP - 23ª Bienal Internacional de São Paulo - sala especial, na Fundação Bienal1996 - Cuenca (Equador) - 5ª Bienal Internacional de Cuenca - sala especial - pintura1996 - São Paulo SP - Arte Brasileira: 50 anos de história no acervo MAC/USP: 1920-1970, no MAC/USP1996 - São Paulo SP - Ex Libris/Home Page, no Paço das Artes1996 - São Paulo SP - Exposição dos Pintores Nipo-Brasileiros Contemporâneos, no Masp1996 - São Paulo SP - Mulheres Artistas no Acervo do MAC, no MAC/USP1996 - Rio de Janeiro RJ - Rio: mistérios e fronteiras , no MAM/RJ1997 - São Paulo SP - Arte Suporte Computador, na Casa das Rosas1997 - São Paulo SP e Porto Alegre RS - Exposição do Acervo da Caixa, no Conjunto Cultural da Caixa 1997 - Jacareí SP e Japão - Exposição dos Pintores Nipo-Brasileiros Contemporâneos, na Oficina de Artes Santa Helena1998 - São Paulo SP - 24ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal1998 - Curitiba PR e Rio de Janeiro RJ - Exposição do Acervo da Caixa, no Conjunto Cultural da Caixa1998 - São Paulo SP - Grupo Seibi, na Jo Slaviero Galeria de Arte1998 - São Paulo SP - Impressões: a arte da gravura brasileira, no Espaço Cultural Banespa-Paulista1998 - São Paulo SP - Os Colecionadores - Guita e José Mindlin: matrizes e gravuras, na Galeria de Arte do Sesi1998 - São Paulo SP - São Paulo: visão dos nipo-brasileiros, no Museu Lasar Segall1998 - São Paulo SP - Traços e Formas, na Jo Slaviero Galeria de Arte1998 - Belo Horizonte e Ipatinga MG - Mostra Internacional Itinerante Japão-Brasil, no Palácio das Artes e no Centro Cultural Usiminas1999 - São Paulo SP - Traços e Formas, na Jo Slaviero Galeria de Arte2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento. Arte Moderna, na Fundação Bienal2000 - São Paulo SP e Rio de Janeiro RJ - O Bardi dos Artistas, no Memorial da América Latina e no Espaço Cultural dos Correios2000 - São Paulo SP - O Lápis e o Papel, na Galeria Nara Roesler2000 - Lisboa (Portugal) - Século 20: arte do Brasil, na Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo PerdigãoEVENTOS ITAÚ CULTURAL1989 - São Paulo SP - Pintura Brasil Século XIX e XX: obras do acervo do Banco Itaú, na Galeria Itaú Cultural1990 - São Paulo SP - Figurativismo/Abstracionismo: o vermelho na pintura brasileira, no Itaú Cultural2000 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. O Consumo, no Itaú Cultural2001 - São Paulo SP - Trajetória da Luz na Arte Brasileira, no Itaú CulturalHOMENAGENS/TÍTULOS/PRÊMIOS1974 e 1979 - São Paulo SP - Recebe o prêmio melhor pintor do ano da APCA 1983 - Rio de Janeiro RJ - Recebe o prêmio personalidade artística do ano da ABCA 1987 - Rio de Janeiro RJ - Recebe o prêmio Mulher do Ano na Arte, do Conselho Nacional das Mulheres do Brasil e Academia Brasileira de Letras1988 - Brasília DF - Recebe Condecoração Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores1995 - Brasília DF - Recebe Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura 2000 - São Paulo SP - É lançado o Instituto Tomie Ohtake, idealizado e coordenado por Ricardo Ohtake e projetado por Ruy Ohtake2001 - São Paulo SP - É inaugurado o Instituto Tomie Ohtake2001 - São Paulo SP - Recebe o Grande Prêmio da Crítica de Artes Visuais da APCA ESCOLAS/MOVIMENTOSFigurativo: Figuração LíricaAbstrato: Informalismo Matérico, Informalismo Lírico e Abstração GeométricaConstrutivo: Abstração CromáticaGÊNEROS/TENDÊNCIASComposição Figurativa, Composição Abstrata Informal, Composição Abstrata GeométricaMARCOS1935 - Grupo Seibi1951 - Salão Paulista de Arte Moderna1958 - Prêmio Leirner de Arte Contemporânea TEXTOS CRÍTICOS"A artista substitui a cópia ou a reprodução de temas ou situações conhecidas pela sugestão formal, aproximando-se assim da técnica de pintura japonesa em preto e branco, chamada sumi-e, uma marca do ´pattern ancestral´, criando uma pintura sóbria e de grande refinamento plástico-visual, pela perfeita utilização das técnicas e dos materiais: pincéis, espátulas, pigmentos. A pintora não parou simplesmente nos arranjos caligráficos, mas através das subdivisões e frações dos caracteres shodo, cria um rico repertório formal que acompanha a sua obra até os dias atuais. Tomie Ohtake, ´como autêntica pintora, não se satifaz com os padrões informais do Ocidente´, tão em moda na década de 50, como não aceita integralmente a reprodução da caligrafia oriental. A artista soma aspectos caligráficos ao informalismo da arte européia, ligando-se à sugestão formal, típica da pintura sumi-e para obter surpreendentes resultados tonais de harmonias monocromáticas." João J. Spinelli SPINELLI, João J. Tomie Ohtake. In: _______. Tomie Ohtake: o antigo e o novo na obra de Tomie Ohtake.1985. f. 92. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo. "A pintura de Tomie Ohtake se desenvolve a partir das linguagens abstratas. Assim, da tendência informal que a caracteriza em fins dos anos 50 evolui para um abstracionismo gestual explorador da espacialidade em início dos anos 60, aventurando-se por telas de maior dimensão, pesquisando a cor e texturas com uma finura que marcaria sua contribuição. E dos inícios de 60 uma série de grande poética na qual se utiliza de fluente gestualidade com sensível redução cromática - ao máximo três tons de cor quase invariavelmente. Desse período surgirá toda uma fase de sobreposição de planos em ortogonal sobre a base da tela, com o materialismo e transparência cromáticas se impondo em composições sóbrias, de caligrafia visível, já denunciando sua vocação para a manipulação de uma ampla espacialidade. A presença do geometrismo dominando forma versus fundo, sempre com um tratamento pictórico elaborado, emergirá em inícios dos anos 70, e é por essa época que se define sua predileção por suportes de superfícies quadradas de grande vastidão espacial. A curva se insinua aos poucos dominando as superfícies das telas com refinadas transparências." Aracy Amaral AMARAL, Aracy (Org.).Tomie Ohtake. In: MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: perfil de um acervo. Prefácio Ana Mae Barbosa; texto Aracy Amaral, Sônia Salzstein. São Paulo: Techint Engenharia, 1988. p. 307. "A cor demorou a chegar. Primeiro vieram tímidas paisagens rapidamente abandonadas por uma abstração caligráfica e um mergulho numa nebulosa de cinzas, brancos e negros. Este foi um vôo profundo e demorado. A seguir, as formas começaram a crescer. (...) Tomie já usou a superfície da tela como um campo de matéria e de texturas que se articulavam, trabalhou com nuances de sombra e a fronteira de passagens de cor. Hoje tanto pode usar delicados equilíbrios de forma como arriscar cores violentas que são contidas com pulso firme. É difícil dividir as suas telas em antes ou depois ou em fases que se sucedem, pois na realidade Tomie foi pintando numa espiral ascendente. Mesmo nas primeiras telas não era a simples paisagem que a interessava. Quando chegou às texturas e à matéria, não fazia apenas o informalismo que vinha de Paris. Se chegou a formas muito construídas, isto também não significava somente uma divisão racional dos espaços. O que sempre importou em sua obra foi a própria pintura, como uma maneira de espelhar um momento de reflexão e não simplesmente para construir imagens.(...) é difícil para quem já viu uma tela de Tomie Ohtake deixar de reconhecer os seus outros trabalhos. Mesmo que ela tenha passado toda a vida articulando elementos muito simples e delicadas superposições de cores - como muitos outros pintores num plano internacional -, a dosagem de cores e de elementos formais há muito fixou sua identidade (...).Tomie então consegue fazer telas com uma qualidade física - a matéria é bonita, a textura é quase tátil, os contornos das formas são fortes no espaço - para tratar de coisas impalpáveis como equilíbrio, luz e sombra, movimento - o que ela sugere com curvas vertiginosas, sombreados de algumas superfícies e a maneira de articular as composições. Elementos tão ambíguos ela soluciona com aparente simplicidade, uma infatigável aplicação no trabalho e uma satisfação silenciosa no ato de pintar."Casimiro Xavier de MendonçaMENDONÇA, Casimiro Xavier de. O jogo do espaço e da luz. In: _______. Tomie Ohtake. Tradução Harriet Sherry McClelland; prefácio Pietro Maria Bardi. São Paulo: Ex Libris, Raízes, 1983. p. 27-31. "No panorama da pintura brasileira, a pincelada comedida e o gesto padrão de Ohtake constroem placidez em contraste com a gravidade expressionista da pincelada revolta da fase dos signos, vórtices, dados e carretéis do mais denso Iberê Camargo. A obra de Ohtake, como a de Camargo, se desenvolve como experiência da condução da matéria na pincelada e menos como obediência a um plano de composição. É no processo vivencial da pintura que equilíbrio e estabilidade são atingidos como o punctum da pintura. Freqüentemente a arte de Ohtake parece almejar uma música, que pode ser composta de puro silêncio.Paulo HerkenhoffHERKENHOFF, Paulo. Tomie Ohtake. In: OHTAKE, Tomie; ARRUDA, Vitoria (Coord.). Exposição retrospectiva Tomie Ohtake. Texto Paulo Herkenhoff; curadoria Ricardo Ohtake; tradução Izabel Murat Burbridge. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. p. 23-24.DEPOIMENTOS"Eu nunca pintei com o emocional. Sempre pintei mais friamente. É sempre colocando camada, camada, camada. Colocando muitas cores, camada, camada, até chegar onde eu quero. O gesto era bem mais calmo, caía sempre sobre a tela e seguia uma direção que era mais mental".Tomie OhtakeHERKENHOFF, Paulo. Tomie Ohtake. In: OHTAKE, Tomie; ARRUDA, Vitoria (Coord.). Exposição retrospectiva Tomie Ohtake. Texto Paulo Herkenhoff; curadoria Ricardo Ohtake; tradução Izabel Murat Burbridge. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. p. 20. FONTES DE PESQUISABIENAL Brasil Século XX. Organização Nelson Aguilar; apresentação Edemar Cid Ferreira; texto José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Agnaldo Farias; curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 516 p., il. color. LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM Sonoro. MENDONÇA, Casimiro Xavier de. Tomie Ohtake. Tradução Harriet Sherry McClelland; prefácio Pietro Maria Bardi. São Paulo: Ex Libris, Raízes, 1983. 247 p., 230 il. color. MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO. Arte moderna. Organização Nelson Aguilar; coordenação Suzanna Sassoun; tradução Izabel Murat Burbridge, John Norman; curadoria Nelson Aguilar, Franklin Espath Pedroso, Maria Alice Milliet; curadoria geral Nelson Aguilar; apresentação Edemar Cid Ferreira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000. 255 p., il. color. NA ARTE da colônia japonesa no Brasil. São Paulo: MASP, 1988. 24 p., il. p&b. OHTAKE, Tomie. Pintura de Tomie Ohtake. São Paulo: Galeria Arte Global, 1983. Folha dobrada, il. color. OHTAKE, Tomie. Tomie. São Paulo: Grifo Galeria de Arte, 1979. 24 p., il. color. OHTAKE, Tomie; ARRUDA, Vitoria (Coord.). Exposição retrospectiva Tomie Ohtake. Texto Paulo Herkenhoff; curadoria Ricardo Ohtake; tradução Izabel Murat Burbridge. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. 88 p., il. color. SPINELLI, João J. Tomie Ohtake: o antigo e o novo na obra de Tomie Ohtake.1985. 245 f. Tese (Mestrado) - Escola de Comunicação e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo.