Rotina de Atividades da Educação Infantil

Descrição do serviço

A Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece atendimento à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.

Cada instituição que atende à Educação Infantil organiza o seu cotidiano a partir de uma rotina de atividades que são planejadas por professores formados, a qual define o que será realizado com as crianças a cada dia da semana e em cada horário do dia.

Essas atividades da rotina da creche e da pré-escola têm como objetivo assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, tornando todos os momentos do dia promotores de aprendizagens e do desenvolvimento.

Previsão e Prazo para Entrega

Conforme Calendário das Instituições Educacionais da SME/Goiânia, disponível no site  http://www.sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/calendariosme-2020

Requisitos e Documentos Necessários
  • Estar matriculado em uma instituição educacional da Secretaria Municipal de Educação que atenda à Educação Infantil.
Principais Etapas do Serviço
  • Faz parte da rotina da Educação Infantil, os momentos para alimentação, higiene e cuidados corporais, a roda de conversa, as brincadeiras dirigidas e de faz de conta, a leitura e contação de histórias e os projetos para exploração de conhecimentos variados.
  • O professor faz o planejamento das atividades de rotina, realizando as adaptações necessárias, considerando a idade e os interesses das crianças de sua turma, principalmente quando se tratam de bebês, o período de atendimento da instituição, integral ou parcial, o turno do atendimento, matutino ou vespertino, os espaços físicos e materiais disponíveis, para então definir as atividades do dia a dia com as crianças.
  • Atendimento em período parcial – nas turmas de Educação Infantil com atendimento em período parcial, que estão localizadas em escolas municipais, seja no turno matutino ou no vespertino, a rotina pode ser organizada da seguinte forma:

• Chegada com acolhida das crianças.
  • Atividade coletiva com roda de conversa.
  • Atividade coletiva ou em pequenos grupos (brincadeiras dirigidas e de faz de conta, leitura e contação de histórias e os projetos para exploração de conhecimentos variados).
  • Lanche e recreio.
  • Atividades coletivas ou em pequenos grupos (brincadeiras dirigidas e de faz de conta, leitura e contação de histórias e os projetos para exploração de conhecimentos variados).
  • Organização para a saída e despedida das crianças.
  • Atendimento em período integral – nas turmas de Educação Infantil com atendimento em período integral, que estão localizadas em Centros Municipais de Educação Infantil, a rotina pode ser organizada da seguinte forma, para os turnos matutinos e vespertinos:

Integral – Matutino

• Chegada com acolhida das crianças.
  • Café da manhã (desjejum).
  • Atividade coletiva com roda de conversa.
  • Lanche da manhã (colação).
  • Almoço.
  • Descanço

Integral – Vespertino

• Despertar
  • Lanche da tarde.
  • Jantar
  • Organização para a saída e despedida das crianças.

Observação: banho sempre que necessário.

Formas de Prestação do Serviço

Presencial nas instituições que atendem à Educação Infantil.

Local e/ou Forma de Manifestação

A Gerência de Educação Infantil faz parte da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e está localizada na Rua 227-A, n° 331, Qd. 67-D, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Horário de Funcionamento: das 7h às 18h