Projeto Secretário na Escola

Descrição do serviço

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) desenvolve o Projeto Secretário na Escola. É uma proposta que visa compartilhar e aproximar as unidades administrativas das unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia, estabelecendo maior acesso à informação e transparência nos processos públicos.

A ideia do projeto é uma iniciativa da SME, motivada pela vontade da equipe de estar presente nas instituições, conhecer in loco as diversas realidades que compõem as instituições educacionais e conferir maior amplitude ao atendimento, considerando que, no Gabinete da SME, o espaço é restrito e a demanda de trabalho intensa. Assim, para a ação ser colocada em prática, os Diretores de área da SME são orientados quanto aos objetivos e desdobramentos do projeto e a agenda de compromissos do Secretário é adequada e transferida para a instituição que recebe a equipe, onde são despachados assuntos pertinentes e realizados atendimentos individualizados.

Para tanto, semanalmente, durante o período matutino, uma instituição educacional é escolhida e uma estrutura é organizada no local para acolher a equipe e ser foco da atuação do Secretário e sua equipe gestora. O projeto não contempla apenas a instituição da visita, mas também outras instituições municipais da região.

Assim, em conjunto com professores, funcionários, pais e alunos, são traçadas soluções para aprimorar a organização e o funcionamento pedagógico das instituições, com atendimentos nas seguintes áreas: alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física, organização de arquivos e consultoria para prestação de contas.

Previsão e Prazo para Entrega

O prazo para a execução do trabalho solicitado varia de acordo com cada atendimento.

Requisitos e Documentos Necessários

Cronograma do Projeto Secretário na Escola.

Principais Etapas do Serviço
  • Elaboração do cronograma do projeto, confeccionado pela SME, com organização de um rodízio por região, designando as funções de cada departamento envolvido no planejamento das ações.
  •  A Coordenadoria Regional de Educação (CRE), responsável pelo evento da semana, entra em contato com suas instituições, realiza a escolha e organiza uma unidade educacional para receber o Projeto Secretário na Escola.
  • Envio de comunicado às instituições envolvidas.
  • Visita semanal do Secretário e sua equipe junto à instituição educacional selecionada.
  • O Secretário de Educação e sua equipe despacham os assuntos pertinentes e fazem atendimento individualizado com a comunidade escolar.
  • Durante o atendimento, os técnicos da CRE responsável preenchem uma ficha individual de cada atendimento ao cidadão, em que especifica o assunto tratado, os encaminhamentos necessários, data para possível retorno, caso a demanda necessite de prazo para solução do pedido.
  • Ao final, o cidadão realiza a avaliação do atendimento recebido.
Formas de Prestação do Serviço

Atendimento presencial conforme as etapas do serviço.

Local e/ou Forma de Manifestação

Maiores informações na Gerência de Eventos Educacionais e Esportivos, que está localizada na Secretaria Municipal de Educação e Esporte, situada na Rua 226 n° 794, Setor Leste Universitário – Goiânia – GO. Sala nº 34.

Telefone: 62 3524-5030 / 62 3524-5054.