Inserção das Tecnologias nas Práticas Pedagógicas

Descrição do serviço

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) consiste em fomentar o uso dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, nas unidades educacionais (UE) jurisdicionadas à Secretaria Municipal de Educação (SME). A atuação perpassa pelos três eixos: assessoramento pedagógico, formação para o uso das tecnologias na educação e suporte técnico.

O assessoramento pedagógico tem como finalidade oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio das ações, dos projetos e/ou demais atividades desenvolvidas no cotidiano educacional.

No suporte técnico, é possível verificar o funcionamento dos equipamentos existentes nas escolas que possuem Ambiente Informatizado (AI), seja nos aspectos do hardware, do software ou das condições técnicas e operacionais da conexão com a internet.

Nas formações, são oferecidos cursos, minicursos, palestras e oficinas que visam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. As formações ocorrem de acordo com a demanda apresentada pelos profissionais e demais órgãos da Rede Municipal de Educação (RME).

Previsão e Prazo para Entrega

Diante da solicitação para as formações, a instituição e/ou departamento indica a data pretendida para a realização da ação e o apoio verifica a sua disponibilidade para o referido atendimento. Geralmente o atendimento ocorre no período máximo de 30 dias.

Em relação aos assessoramentos pedagógicos e ao suporte técnico, os acompanhamentos às instituições que possuem AI são periódicos e as intervenções são realizadas sempre que necessárias.

Requisitos e Documentos Necessários

Para solicitação do serviço ao NTE não há necessidade de um documento físico.

– Nas instituições que possuem AI, as formações (minicursos, oficinas, palestras) podem ser solicitadas ao próprio apoio técnico professor da SME, que é referência na instituição.

– Nas instituições que não possuem AI, as formações (minicursos, oficinas, palestras) são solicitadas por meio de contato com o NTE, pelo telefone 3524-1721.

Principais Etapas do Serviço

Para o assessoramento pedagógico:

Nos acompanhamentos às instituições que possuem AI, em diálogo com a equipe gestora e com os professores, o apoio referência verifica quais são as ações, projetos ou atividades que estão sendo desenvolvidas atualmente. Com base nisso, são propostas intervenções com o uso dos recursos tecnológicos existentes e, caso seja necessário, poderão ser sugeridos aplicativos, softwares, sites e portais que contribuam para a realização das ações pedagógicas que serão acompanhadas, presencialmente, sempre que possível.

Para o suporte técnico:

A verificação das condições técnicas e operacionais dos equipamentos do ambiente informatizado também é realizada com frequência pelo apoio referência, que avalia a funcionalidade do computador e realiza periodicamente ações preventivas e corretivas, a fim de garantir o melhor desempenho dos equipamentos, dentro das possibilidades existentes.

Para a formação:

Quando há uma solicitação para formação, seja minicurso, oficina ou palestra, o apoio pesquisa, planeja e organiza o material para o trabalho com o grupo. Tal ação poderá ser realizada individualmente ou com outro apoio.

Os cursos são elaborados de acordo com a demanda apresentada pelas instituições educacionais ou surgem a partir das necessidades específicas da SME. São divulgados pelos apoios nos assessoramentos pedagógicos, pela GERFOR, por meio impresso e/ou digital (ofícios, folders e redes sociais) e também no site da prefeitura e no da SME.

Siglas:

AI – Ambiente Informatizado

UE – Unidades Educacionais

GERTEC – Gerência de Tecnologia Educacional

GERFOR – Gerência de Formação dos Profissionais da SME

LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional

TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

RME – Rede Municipal de Educação

SME – Secretaria Municipal de Educação

Formas de Prestação do Serviço

A Gerência de Tecnologia Educacional (GERTEC)-NTE, unidade integrante da estrutura da Diretoria de Administração Educacional, baseia a sua prestação de serviços nas normativas contidas no Regimento Interno da Secretaria Municipal de Educação, Art. 36, tendo como objetivo oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a inserção das TICs e outras mídias no projeto político-pedagógico das instituições educacionais municipais e de convênio total.

Dessa forma, são propostas estratégias para a introdução das TIC na prática pedagógica das instituições educacionais municipais e de convênio total, realização de assessoramento pedagógico, suporte técnico às instituições educacionais com Ambiente Informatizado (AI), incentivo ao uso de novas linguagens e formas de trabalho na criação de objetos de aprendizagem e demais conteúdos digitais, bem como orientar, acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos Auxiliares do AI.

No que se refere as ações formativas à distância, compete à GERTEC-NTE a orientação, o acompanhamento e a avaliação dos programas educacionais desenvolvidos pelo MEC e por outros parceiros, a administração do ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo, a elaboração de material próprio para o ambiente, a coordenação das comunidades (grupos de estudo e trabalho) no e-ProInfo e demais orientações referentes aos cursos a distância.

Local e/ou Forma de Manifestação

Diretoria de Administração Educacional-Gerência de Tecnologia Educacional/Núcleo de Tecnologia Educacional, situado na Praça C-10, esquina com C-75 e C-93, Setor Sudoeste, Goiânia-GO. CEP: 74330-310. Telefone: 3524-1721