Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária - CIAMS

Descrição do serviço

Os Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária – CIAMS da capital são unidades mistas que possuem equipes médicas distintas e têm serviços de diferentes complexidades, incluindo os relativos à Atenção Primária, que devem ser agendados previamente.

Para os exames existe a Solicitação de procedimento de Serviços, mais conhecido como chequinho. Os procedimentos de baixo e médio custo geralmente podem ser marcados na recepção da própria unidade. O pedido é cadastrado e a solicitação de procedimento sai na hora com os dados, como data e local, para realização do exame.

Os exames de alto custo possuem um formulário específico que deve ser preenchido e levado ao departamento de Controle e Avaliação do Complexo Regulador. A autorização para esses exames é dada por um médico regulador.

A população terá acesso à uma Sala de Vacinação, com todas as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, e poderá realizar atendimentos com cardiologistas, angiologistas, otorrinolaringologistas, pneumologistas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Para atendimentos ambulatoriais, os pacientes deverão ser encaminhados por profissionais em unidades básicas.

Previsão e Prazo para Entrega

Os CIAMS, além do atendimento ambulatorial feito com hora marcada, também recebem pacientes em estado de urgência e emergência. Cada unidade possui um quadro de profissionais próprio, bem como horários de funcionamento distintos. O atendimento é realizado levando em conta a gravidade do caso, ou seja, independe da ordem de chegada, podendo ser imediato.

Requisitos e Documentos Necessários

Comparecimento espontâneo ao guichê de atendimento, munido de documentos de identificação pessoal, RG, CPF, comprovante de endereço, para confecção da guia de atendimento.
Observação: se você não tiver documentos de identificação também será atendido na emergência

Principais Etapas do Serviço

Recepção

Acolhimento com classificação de risco (Onde os pacientes são classificados em Vermelho, seguido dos pacientes classificados em Amarelo, e então dos pacientes classificados em Verde).

Atendimento médico

Alta e/ou transferência

Formas de Prestação do Serviço

Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária – CIAMS da capital são unidades mistas que possuem equipes médicas distintas e têm serviços de diferentes complexidades, incluindo os relativos à Atenção Primária, que devem ser agendados previamente.

O usuário do SUS que mora em Goiânia e necessita de atendimento médico ambulatorial deve ligar gratuitamente para o Teleconsulta através do número 0800-646-1560.

O usuário que necessita de atendimento de urgência ou emergência deve se dirigir para a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou, em casos graves, entrar em contato com o SAMU Goiânia pelo 192.

Local e/ou Forma de Manifestação

Os pacientes podem buscar atendimento em um dos 04 (quatro) Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária – CIAMS, de funcionamento 24 horas, ou no caso dos pacientes que moram em Goiânia e necessita de atendimento médico ambulatorial deve ligar gratuitamente para o Teleconsulta através do número 0800-646-1560.

Acesse aqui, a lista com Endereço e Telefones de Unidades de Saúde

Saúde te escuta

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação à sua disposição. Ao ouvir você nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos cidadãos.
Telefone: 0800-646-1510
E-mail: ouvidoria@sms.goiania.go.gov.br