O Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para que todos os envolvidos no processo educacional possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, os quais possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Igualmente, estes dados servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e podem ser acompanhadas no Observatório do PNE.
Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar. Além disso, as matrículas e as informações escolares coletadas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.
As ações relacionadas ao Censo Escolar são coordenadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação, e realizado em regime de colaboração entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área.