Avaliação de Desempenho por Competências (ADC)

Descrição do serviço

A Avaliação de Desempenho por Competências (ADC) é uma avaliação realizada semestralmente, com o intuito de medir o desempenho do(a) servidor(a) em relação ao cumprimento das atribuições do cargo que exerce. Compõem o processo de Avaliação de Desempenho as seguintes modalidades de avaliação: autoavaliação, avaliação da chefia imediata e da equipe da unidade educacional ou administrativa em que o(a) servidor(a) estiver lotado(a), sendo que cada um desses campos é subdividido em várias competências.

O objetivo da ADC é o aprimoramento da atuação do(a) servidor(a), a fim de aperfeiçoar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela Administração Municipal.

Previsão e Prazo para Entrega

A SEMAD informa a todas as Secretarias da Prefeitura de Goiânia o período em que o Sistema de Recursos Humanos estará aberto para a inserção das ADCs, de forma que após o encerramento deste período, não é possível digitar a avaliação no sistema.

Requisitos e Documentos Necessários
  • Formulário para preenchimento, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).
Principais Etapas do Serviço
  • A ADC é realizada no local de lotação do(a) servidor(a), conforme orientações da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIRGES/SME), a qual atende às determinações da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), de acordo com a legislação vigente.
  • A DIRGES/SME encaminha para instituições educacionais e unidades administrativas da SME orientações sobre como preencher o formulário, bem como um cronograma para recebimento das fichas impressas, encaminhadas via ofício/memorando.
  • Após preenchimento, as instituições devolvem os formulários à GERCAR, que encaminha as avaliações à Gerência de Folha de Pagamento (GERFOL) para serem digitadas no Sistema de Recursos Humanos. A avaliação é inserida somente se todos os critérios de preenchimento forem atendidos.
  • Se houver pendência, a GERCAR realiza uma triagem, analisando ficha por ficha, identifica a situação que impossibilitou a inserção com vistas à resolução do problema. Cada caso é analisado separadamente e em algumas situações, o(a) servidor(a) precisa ser cientificado(a).
  • Todos os formulários de ADC impressos e recebidos são arquivados em pastas individuais no Dossiê do(a) servidor(a).
  • É possível acessar sua Avaliação no Portal do Servidor da Prefeitura de Goiânia.

Formas de Prestação do Serviço

Atendimento presencial para recebimento e conferência da ADC.

Local e/ou Forma de Manifestação

A Diretoria de Gestão de Pessoas está localizada na Secretaria Municipal de Educação e Esporte, situada na Rua 226, n° 794, Setor Leste Universitário – Goiânia/GO. Salas nº 27 27/28. Telefone: 62 3524-8931