Conheça Goiânia

Goiânia - Entre as melhores do país


Com menos de 80 anos, Goiânia, a capital do Estado de Goiás, é apontada entre as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

Com uma população estimada em 1,3 milhão de habitantes, possui largas ruas e avenidas, praças e parques, muita arborização, povo hospitaleiro, a arquitetura e urbanismo da cidade, grandes opções de lazer, um vasto cardápio gastronômico, vários centros de compras, com destaque para o setor de confecções e shoppings, escolas e universidades, setor hospitalar e hoteleiro com excelência de atendimento, além de abrigar especialidades médicas de referência nacional, como oftalmologia, queimaduras, oncologia, ortopedia, urologia, cirurgia plástica, atendimento de urgências, doenças tropicais e fisioterapia.

São algumas das características desta cidade moderna e que encanta à primeira vista.

A cidade compõe a rede metropolitana de Goiânia, formada por outras 17 cidades e um total de mais 2 milhões de habitantes.

Além de Brasília, a capital goiana fica próxima também de cidades históricas, como Goiás e Pirenópolis, e da maior estância hidrotermal do planeta – a cidade de Caldas Novas.

Goiânia é uma cidade com vocação para o turismo de negócios. São inúmeros os congressos nacionais e internacionais que ocorrem na cidade durante todo o ano.

É conhecida também por suas feiras livres e especiais, realizadas de segunda a segunda-feira. São mais de 150 delas, divididas por diversos bairros da capital. O destaque fica para a Feira Hippie, criada há mais de 40 anos e que é realizada sempre aos domingos. É a maior feira aberta da América Latina, que recebe centenas de ônibus com milhares de compradores vindos de todo o país.

Todas as feiras especiais têm excêlentes opções em roupas, bijuterias, peças de decoração e comidas.

Não é preciso andar muito em Goiânia para encontrar algum parque, com muita área verde, pista de caminhada e equipamentos para exercícios. São dezenas deles em toda a cidade, que ficam repletos de pessoas que buscam a saúde e a prática de atividades físicas como forma de começar ou terminar bem o dia.

Detalhes como esses fizeram com que a capital ganhasse o título de Cidade Modelo Ambiental, concedido pela Sociedade Brasileira para Valorização do Meio Ambiente-Biosfera.

Em Goiânia, apesar dos desafios da vida moderna, vive-se bem. Muitas pessoas que trabalham fora conseguem almoçar em casa, levar e buscar os filhos nas aulas e ainda mantém o saudável hábito de bater um papo com os vizinhos.

Uma cidade que cresce como metrópole, mas que consegue manter as tradições de cidade do interior em seus bairros residenciais e nos condomínios horizontais.

À noite, a cidade oferece várias opções de lazer, com seus bares (muitos com som ao vivo), um amplo cardápio com ênfase na culinária regional. É impossível não experimentar o tradicional peixe na telha, o tucunaré na chapa ou o arroz com pequi. A pamonha também é muito apreciada por quem chega na cidade. Não faltam opções também para os que preferem caldos, espetinhos ou sanduíches.

Cinemas, boates, teatros, com circuito de shows que duram o ano todo, completam as inúmeras opções de lazer da capital goiana.

A principal via de acesso a Goiânia é a BR-153, duplicada entre Brasília e Itumbiara, numa extensão de pouco mais 400 km. A cidade está exatamente no meio deste trecho.

Goiânia é servida ainda pelo Aeroporto Internacional Santa Genoveva, distante 8 km do Centro da capital e que se encontra em fase de expansão.

Estamos a uma altitude de 749 metros, com um clima predominantemente tropical semi-úmido, uma temperatura média anual de 23° e estações bem definidas.

O período chuvoso ocorre entre os meses de outubro e abril.

Possui um IDH considerado elevado de 0,832 (PNUD/2000) e um PIB de R$ 15.872.191.000,00 (IBGE/2006).