A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) abraçou a campanha internacional do Setembro Amarelo e reuniu no pátio da sua sede, na Vila Aurora, 110 servidores para ouvir uma palestra que levantou temas que envolvem a prevenção ao suicídio. O evento, aberto pelo vice-presidente da companhia, Rodolfo Bueno, foi coordenado pela equipe de Recursos Humanos (RH) do Núcleo Intersetorial de Atenção Biopsicossocial (Niab), e contou com a palestra da psicóloga Thaynara Marinho.  

Ainda considerado um tabu por muitos, os  profissionais da área da saúde mental acreditam que falar é a melhor solução. Foi pautada nessa orientação que a psicóloga deu início à palestra, que pontuou várias formas de identificar pessoas que possam estar passando por problemas emocionais. Ela alertou, também, que o mundo pós-pandemia revelou que todos se encaixam em grupos de risco. “Fomos afastados das pessoas do nosso convívio diário, da nossa família, do nosso trabalho, e ainda estamos tentando lidar com isso, com o medo,  com o sofrimento e com o luto”, pontuou. 

A servidora Elisabeth Lima do Nascimento, coordenadora de contratos de aluguel, concorda com as pontuações da psicóloga e diz que, mesmo já tendo passado o momento de pânico, sente que ainda não conseguiu absorver os impactos que o período da pandemia causou. “Tudo aconteceu de forma muito intensa e agora voltamos à nossa rotina sem saber como lidar com isso. Ouvir que estamos juntos nessa busca de entender nossos sentimentos é muito importante”, falou.

Elizabeth lembra também que o tema suicídio mexe pessoalmente com ela, pois há três anos teve um caso na família. “Todos ficamos muito abalados, não imaginávamos que pudesse acontecer”, relembra. Ao ouvir hoje sobre o tema, ela avalia que talvez pudesse ter agido diferente.

As ações preventivas também estavam entre os assuntos abordados pela psicóloga, que falou da importância de oferecer ajuda, ouvir com atenção, além de identificar comportamentos típicos em pessoas próximas. 

O vice-presidente da Comurg, Rodolfo Bueno, ressaltou a importância de poder falar sobre saúde mental e que a Comurg está empenhada em oferecer condições para seus trabalhadores se cuidarem. “Essa é uma gestão voltada para o servidor, e palestras como essa podem despertar em cada um de vocês uma necessidade de busca por ajuda”, disse.

Dentro dessa vertente,  a coordenadora do Niab, a psicóloga Lídia Lemes, explicou que a Comurg tem disponível profissionais de psicologia e psiquiatria que podem ser agendados para os colaboradores que desejarem tratamentos. “O que queremos é ser atuantes na saúde em sua integralidade”, diz, ao mencionar a importância desse trabalho específico.

Fotos: Fernando Leite

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia