acessibilidade

Licença Ambiental Fácil

Descrição

Licenciamento para localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que possam causar degradação ambiental, que utilizem recursos ambientais, ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.

 

Tipos de Licença Ambiental

I – Licença Prévia (LP) – concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação;

II – Licença de Instalação (LI) – autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante;

III – Licença de Operação (LO) – autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

VI – Licença Ambiental Declaratória (LAD) – autoriza a implantação e a operação de empreendimento ou atividade econômica com área utilizada de até 500 m² (quinhentos metros quadrados), classificados como baixo risco tipo B, com emissão online, por meio do Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental Fácil

Previsão e Prazo para Entrega

Prazo máximo de 90 (noventa) dias a contar do ato de protocolar o requerimento até seu deferimento ou indeferimento. Em casos em que houver EIA/RIMA e/ou audiência pública, o prazo é de até 120 (cento e vinte) dias para a emissão de parecer conclusivo sobre o pedido de licença

Os processos com despachos saneadores para o atendimento de exigência complementar, a serem atendidas pelo autor do requerimento, e que permanecerem sem nenhuma movimentação por mais de 30 (trinta) dias nas lojas de atendimento ou divisão de protocolo da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), serão arquivados.

Requisitos e Documentos Necessários

Licença Ambiental Declaratória – (baixo risco tipo B) atividades que constam no Anexo Único da Instrução Normativa nº 051, de 28 de julho de 2017 e que possua área utilizada de até 500 m² (quinhentos metros quadrados).

Licenças Ambientais Prévias, Instalação e Operação – (alto risco): atividades que constam no Anexo Único da Instrução Normativa nº 063, de 30 de outubro de 2019.

 

DECLARAÇÃO DE DISPENSA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A emissão da Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental poderá ser realizada através do endereço eletrônico <http://licencafacil.goiania.go.gov.br/licencafacil> para atividades que constam no Anexo I da Instrução Normativa nº 060, de  25 de julho de 2019.

TERMOS E REQUERIMENTOS

 

Os requerimentos referentes aos procedimentos do licenciamento ambiental bem como os Termos de Referência constam no link abaixo:

<https://www.goiania.go.gov.br/amma/termos-e-requerimentos-para-licenciamento/>

Local e/ou Forma de Manifestação