Dados da Prefeitura de Goiânia apontam que o serviço de coleta seletiva alcança 25 mil toneladas de recicláveis recolhidos em 2022. A operacionalização da atividade, desenvolvida pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), beneficia toda a cidade de forma alternada, contemplando 13 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva.

Para o presidente do órgão, Alisson Borges, os números mostram que a gestão está no caminho da sustentabilidade ao investir e priorizar o serviço de coleta seletiva. “A coleta de materiais recicláveis comprova a preocupação desta gestão com as questões ambientais que impactam positivamente na qualidade de vida da população”.

Recentemente, a Prefeitura incrementou o serviço com novos quatro caminhões, chegando a 20 veículos destinados à coleta seletiva. Tal investimento representou um salto de 20% na produção, alcançado 559 toneladas por semana.

Os caminhões são toco baú com capacidade de armazenar entre 1.800 a 2.300 mil quilos de resíduos durante o dia. O diretor de Limpeza Pública, Alzirio Barbosa, destaca a coleta seletiva como mecanismo para reduzir o descarte clandestino nas vias, potencializar a reciclagem, a geração de emprego e a preservação do meio ambiente.

A Comurg ressalta que todos podem ajudar separando materiais como papel, plástico, papelão, garrafas pet, latinhas, revistas e jornais para serem coletados.

Circuitos:
Diário ou duas e três vezes por semana.
Onde verificar:
Contato: teleatendimento (62) 35248555 ou WhatsApp: (62) 98596-8555.

Tipos de resíduos
Reciclável
Caixa de papelão, sacos e embalagens plásticas, papéis brancos ou pardos, revistas, jornais, garrafas plásticas, potes e latas de alumínio, plásticos e vidros.

Não reciclável
Resíduos produzidos em casa como cascas de frutas e verduras, sobras de alimento, além de embalagens de marmitex (aluminio e isopor), lâmpadas, frascos de medicamentos e dejetos sanitários como fraldas descartáveis ou papéis higiênicos.

Foto:Luciano Magalhães/Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia