acessibilidade
SEDHS
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social

CadÚnico - Cadastro Único

ID Jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

CONDIÇÕES


Ter entre 15 e 29 anos
O benefício vale também para não estudantes.
– Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
Para incluir ou atualizar seus dados, procure a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), localizada na Rua 25-A, esquina com Avenida República do Líbano, no setor Aeroporto, das 8h as 18h, de segunda a sexta-feira ou nos Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS), localizados em diversas regiões de Goiânia. Documentos necessários para se inscrever no CadÚnico: 

  • RG; 
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Documentação dos dependentes.

Após solicitar a inscrição nos postos da prefeitura, será necessário aguardar uma atualização que é feita na terceira semana de cada mês.
– Estar com o Cadastro atualizado
– Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
– Ter renda familiar de até dois salários mínimos
– A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
– Saber o NIS
– Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. 

BENEFÍCIOS


Cultura, lazer e esporte
Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
Transporte
São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​
Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. 
O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.
A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. 
Gratuidade no Enem
Um dos benefícios garantidos pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem 2017 informando apenas o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública, desde que preencham a inscrição de maneira correta. 

COMO EMITIR O ID JOVEM


Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:
Pela Internet
Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo Aplicativo para smartphones
Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

ATENÇÃO:


A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site.
Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado.