A Secretaria Municipal de Administração (Semad) promoverá, nesta próxima quarta-feira (28/09), às 9h, no Paço Municipal, encontro para debater a prevenção ao suicídio, com a neuropsicopedagoga e psicanalista Clara Dawn.

A atividade faz parte da campanha “Setembro Amarelo” na Prefeitura de Goiânia, que destaca o assunto e a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. O evento será realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, e é aberto aos servidores de diferentes órgãos a administração municipal.

A palestra terá como tema “Jovem, não morra na Golden Gate”, onde ela contará um pouco da sua experiência pessoal em ter perdido o filho, o que a fez criar a Organização Instituto de Pesquisas Arthur Miranda (IPAM). O jovem cometeu suicídio em 2013. “Tento ajudar as pessoas conversando com elas sobre a importância de se falar sobre o assunto, acolher os outros, e também cuidar da saúde mental”, diz a palestrante.

“O foco será no trabalho dos servidores. Estamos no mês do setembro amarelo, e o tema do encontro é sobre uma metáfora da Golden Gate, ponte localizada em São Francisco nos Estados Unidos, onde se concentra uma grande quantidade de suicídios naquele país. É preciso falar sobre angustia, medo e cuidados para que não se opte pelo ato extremo”, ressalta.

Ainda de acordo com a especialista, um dos grandes problemas é o tabu que existe em torno do tema. “Não falar, não evita. A melhor maneira é abordar o assunto, para que isso não venha acontecer. E saúde mental deve ser política pública”, afirma.

Clara Dawn já viajou o estado inteiro, e sua palestra já foi assistida por mais de 10 mil pessoas. A Organização Mundial de Saúde alerta que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, sendo que é a segunda maior causa de mortes entre jovens e em 90% dos casos, poderiam ser evitados.

O titular da Semad, Denes Pereira, reforça a importância de eventos como este serem trazidos para o ambiente de trabalho. “Nos sensibilizamos com a história de vida da Clara, que pode ajudar muitas pessoas a procurar ajuda, e suas reflexões são importantes sobre os cuidados que as pessoas devem ter em relação à saúde mental. Toda iniciativa que faz com que o servidor se conscientize e melhore suas relações no trabalho é válida”, destaca.

Para mais informações, os servidores interessados em participar da palestra podem procurar a Gerência de Saúde do Servidor (Gersau) pelo telefone: 3524-4604.

Serviço
Assunto: Palestra sobre prevenção ao suicídio com o tema: “Não morra na Golden Gate”, com a piscicanalista Clara Dawn
Data: quarta-feira (28/09)
Horário: 9h
Local: Salão Nobre, 6º andar, Paço Municipal

Foto: Secom

Secretaria Municipal de Administração (Semad) – Prefeitura de Goiânia