Todos os dias, cinco equipes com 30 servidores atuam na limpeza das bocas de lobo, pontes, travessas e córregos da cidade. O trabalho é intensificado nesta época do ano, quando os índices de chuva são maiores e ocorre acúmulo de lixo, muitas vezes descartado por moradores, que vai parar dentro dos reservatórios. O resultado são alagamentos por ruas e avenidas da cidade.

É o que explica o secretário de Infraestrutura Dolzonan Matos. “Os alagamentos estão ligados diretamente à falta de conscientização de boa parte da população na hora de descartar os resíduos domésticos, além da impermeabilização do solo e o volume de águas da chuva”, ressalta.

Dolzonan explica que para solicitar algum dos serviços de infraestrutura, o cidadão tem a disposição o telefone 3524-8363 e 3524-8373 ou WhatsApp (62) 98493 7229, por onde é possível pedir o trabalho de tapa buracos, remoção de entulhos, limpeza de bocas de lobo, substituição de lâmpadas queimadas, entre outros.

Nesta quinta-feira (30/1), por exemplo, os trabalhos estão concentrados em diversos bairros, como Marista, Centro, Bueno, Jardim Atlântico e Setor Finsocial.

Os serviços preventivos são realizados de forma rotineira durante todo ano e são intensificados antes e durante cada período chuvoso. Em 2019, foram feitas limpezas em 27.579 bocas de lobo, média de 2.298 por mês, que retiraram cerca de 3 mil toneladas de lixo.

“A limpeza pode ser feita de duas formas, manual com a retirada de entulho pelos próprios servidores, ou com a ajuda de um caminhão de sucção que suga os resíduos quando a quantidade e dificuldades são maiores”, destaca o diretor da Seinfra, Marcelo Torrubia de Oliveira.

Ainda de acordo com ele, nos próximos meses devem ser adquiridos mais dois caminhões de sucção e outro de hidrojato, o que vai agilizar o trabalho dos serviços durante o ano.

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo
Fotógrafo: Paulo José