A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo será realizada de 18 a 30 de novembro. A partir das 8 horas desta segunda-feira (18/11), as unidades de saúde da Prefeitura de Goiânia já estarão preparadas para receber a população durante a campanha.

Em entrevista coletiva à imprensa, na quinta-feira (14/11), a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, apresentou como será a campanha. “Nesta etapa o público-alvo são pessoas de 20 a 29 anos que não estão com o esquema de vacinação completo, ou seja, que não receberam as duas doses necessárias ou não tem o registro da vacina”, explicou. Apesar da prioridade ser esta faixa etária, quem tiver entre seis meses e 49 anos e não tem o cartão de vacina atualizado poderá receber a dose. O Dia D ocorrerá em 30 de novembro.

Estão disponíveis 71 salas de vacina distribuídas em todas as regiões de Goiânia. O funcionamento é de segunda a sexta de 8 às 17 horas ininterruptamente. Quem quiser se vacinar nos finais de semana pode ir até o Centro Municipal de Vacinação no setor Pedro Ludovico ou no Cais Campinas que funcionam de segunda a domingo das 8 às 17 horas. 25 mil doses foram disponibilizadas.

Na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo, das 23 mil crianças de seis meses a cinco anos inseridas no público-alvo, apenas cinco mil (25%) foram vacinadas.

Surto
Em Goiânia, foram registrados este ano três casos confirmados de sarampo e 21 estão em investigação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde esta situação já é considerada surto da doença. “Como nós tínhamos eliminado a doença há 21 anos, a ocorrência de 1 caso já é considerado surto. Para que a gente saia desta situação de surto, temos que ficar 90 dias sem nenhum caso novo e, por isso, é necessária a vacinação, pois, em quem não é vacinado, a chance de se infectar é muito grande”, ressaltou a superintendente.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Se tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Fonte: Ministério da Saúde

Confira aqui a lista das salas de vacina em Goiânia.

Adriana Moraes, da editoria de Saúde