A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou hoje (6/4) a aplicar a segunda dose da Coronavac contra a Covid-19 em idosos a partir de 75 anos. Até quinta-feira (8/4), a Prefeitura atende aqueles que tinham prazo para tomar o reforço de 12 a 14 de abril, conforme prescrito no cartão de vacinação. O atendimento é feito em nove postos disponibilizados pela SMS, das 08h às 17h. 

Ainda que o retorno marcado no cartão de vacinação esteja para a partir do dia 12 de abril, é seguro receber o reforço, uma vez que o intervalo indicado entre as duas etapas da Coronavac é de 21 a 28 dias. “A população pode ficar tranquila com esse adiantamento da segunda dose, pois estamos dentro do prazo indicado pelos laboratórios. Receber o imunizante agora amplia a resposta do sistema imunológico e garante a eficácia da vacina”, explica Yves Mauro Terne, superintendente de vigilância em Saúde da SMS. 

O atendimento acontece em sete escolas municipais, por agendamento, e em dois pontos de drive thru, por demanda espontânea. Não é necessário que o idoso vá ao posto onde tomou a primeira dose, basta levar o comprovante da primeira dose e os documentos pessoais. Também deve apresentar o comprovante de endereço. 

Importante frisar que, até quinta-feira (8/4), o atendimento nos postos de vacinação é somente para a segunda dose do imunizante Coronavac. Os locais podem ser visualizados abaixo:

Atendimento a pedestres

Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

Escola Municipal Lions Clube Bandeirante

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

Escola Municipal Santa Helena

Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia

Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais

Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

Endereço: Rua Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

Escola Rotary Goiânia Oeste

Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

Atendimento drive thru

Shopping Passeio das Águas

Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área I 

Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Balanço da vacinação em Goiânia

Nesta segunda-feira (5/4), a Prefeitura de Goiânia aplicou a segunda dose da Coronavac em 3.675 pessoas a partir de 76 anos. Conforme balanço geral mais recente, a capital tem 181.693 doses aplicadas na primeira etapa, incluindo profissionais de saúde, segurança e salvamento, além de idosos pertencentes a diferentes grupos. 

A cobertura corresponde a 12% da população goianiense. Já com o reforço, são 62.581 doses aplicadas, o equivalente a 4,13% da população. Os dois índices superam a média nacional, com 9,2% e 2,55% da população brasileira vacinadas com primeira e segunda dose, respectivamente.   

Luciana Gomides, editoria de Saúde