“Estou encantada! Tudo muito rápido, organizado e com muita gente envolvida”. O depoimento da dona Alaiz resume o início da aplicação da segunda dose da vacina Coronavac contra a Covid-19 nos idosos a partir de 85 anos em Goiânia. Iniciada na manhã desta quarta-feira (10/3), a campanha segue até amanhã (11/3) e prevê o atendimento de 13 mil pessoas. O balanço parcial aponta mais de 2.450 doses já administradas.

A dona Alaiz acompanhava Ângelo Bruno, de 85 anos, um dos primeiros a serem atendidos no drive-thru da Área I da PUC. “Todos os dias, faço orações pelas equipes da Saúde porque estão trabalhando duro para enfrentar esse momento”, afirmou ele que, mesmo vacinado, não vai se descuidar. “Preciso me preservar para, também, cuidar dos outros”, comentou. Além da gratidão pela imunização, os dois elogiaram a fluidez do processo e atenção dispensada pelas profissionais. “Verificaram a documentação dele, mostraram todo o procedimento e, tudo isso, de forma muito rápida”, detalhou Alaiz.

O público com idade igual ou superior a 85 anos é o maior das faixas etárias já atendidas, por isso, a SMS ampliou o número de postos para vacinação. “Muitos são pessoas já fragilizadas, por isso, precisam de maior conforto e mais rapidez no atendimento”, esclarece Grécia Pessoni, diretora de vigilância epidemiológica da SMS. Por isso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a SMS aumentou o número de postos de vacinação, passando de cinco para sete escolas municipais, além de três drive-thru.

“Os dois novos postos, além de proporcionar mais conforto, otimizam o andamento da campanha, atendendo mais pessoas em regiões de alta demanda sem, no entanto, promover aglomeração neste momento tão crítico da pandemia”, explica Durval Pedroso, secretário municipal de Saúde.

Além da fluidez, outro ponto positivo na estruturação dos postos de vacinação é possibilitar diferentes formas de acesso. “O drive-thru favorece o idoso com algum problema de mobilidade, enquanto as escolas recebem aqueles que se locomovem com maior facilidade”, pontua Grécia.

Postos de vacinação

A segunda dose da vacina Coronavac em idosos a partir de 85 anos segue até às 17 horas de hoje para pessoas de nomes com iniciais de A a J. Amanhã (11/3) recebem as doses os idosos a partir de 85 anos com iniciais de K a Z, das 8 às 17 horas. Não é necessário agendamento, porém, o idoso deve levar o comprovante de vacinação da primeira, além das cópias dos documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de endereço.

Confira quais são os postos de atendimento montados para cada modalidade:

Postos de vacinação em Goiânia para pedestre

Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias
Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante.
Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana
Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

Região Sul: Escola Rotary Goiânia Oeste
Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena
Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia – GO

Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros
Endereço: R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

Postos com atendimento exclusivo na modalidade drive thru

Drive Thru Shopping Passeio das Águas
Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral

Drive Thru Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área I (não é feito atendimento para pedestres)
R. 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Drive Thru Shopping do Cerrado
Av. Anhanguera, n.º 10790 – Setor Aeroviário, Goiânia – GO.

Luciana Gomides, editoria de Saúde

Vacinação Covid-19