O secretário executivo de finanças do município de Goiânia, Lucas Morais, participou, nesta quarta-feira (08/02), da 62ª Reunião da Câmara Técnica Permanente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais. O evento reuniu representantes de todo o país em Aracaju (Sergipe) e discutiu temáticas ligadas à gestão fiscal dos municípios.

Durante abertura dos painéis, os participantes conheceram as boas práticas implementadas pela prefeitura de Curitiba sobre a autorregularização do Imposto Sobre Serviços de Construção Civil, e os resultados combinados de fiscalização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do ISS. 

Em seguida, as discussões seguiram acerca do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), instituído pelo governo federal através do decreto de número 10.540, com o objetivo de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos.

Também estiveram na pauta da reunião assuntos importantes como o federalismo fiscal, o Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN e o Comitê Gestor da NFS-e (CGNFS-e).

Para o secretário executivo, o evento as reuniões da Câmara Técnica Permanente da ABRASF é uma grande oportunidade para debate das melhores práticas nacionais de administração tributária, fiscal, planejamento, contabilidade e gestão pública.

“Conhecer ações já testadas e aprovadas por outras capitais nos permite caminhar de forma mais rápida, segura e econômica rumo à excelência”, pontuou Lucas Morais.

Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia