A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizou na manhã desta sexta-feira (22/11)  a colheita da Horta Comunitária do Paço Municipal. A ação faz parte do Projeto Horta para Todos, que destina os alimentos a instituições de Goiânia cadastradas no projeto.

As hortas são de responsabilidade da Sedetec, por meio da Diretoria de Abastecimento e Agricultura Familiar, que coordena o cultivo e as plantações. Servidores do Município cultivam cebolinha, cinco variedades de alfaces, espinafre, berinjela, quiabo, jiló, coentro, brócolis, couve flor, agrião, rúcula e salsinha.

Os alimentos colhidos são doados ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que é a responsável por distribuí-los. Através do Banco de Alimentos, um total de 198 instituições socioassistenciais são contempladas, beneficiando mais de 260 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

O titular da Sedetec, Celso Camilo, presente na ação, falou sobre o projeto: “Os reflexos desse trabalho são extremamente positivos, uma vez que as hortas têm beneficiado tantas famílias e instituições goianienses’’, afirma.

Idealizado em 1982 pela atual primeira-dama de Goiânia, Dona Iris, o Programa Horta para Todos tem o objetivo de promover o cultivo de alimentos em um ambiente de confraternização. A iniciativa estimula a cooperação coletiva e contribui para o consumo de alimentos saudáveis e eliminação de espaços ociosos.

Anna Carolina Cruz, da Diretoria de Jornalismo
Foto: Edilson Pelikano