Saúde

Secretário de Saúde fala à CCJ da Câmara Municipal de Goiânia

Durval Pedroso destacou as ações da Secretaria no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e respondeu a questionamentos dos vereadores

Publicado em: 28 de abril de 2021 às 12:22 | última atualização: 28 de abril de 2021 às 12:30

Tamanho da fonte:
-A A A+

Na manhã desta quarta-feira (28/4), o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, falou aos vereadores que compõem a Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia. O convite foi feito pelo presidente da CCJ, vereador Henrique Alves. O foco do encontro foram as ações realizadas pelo município de Goiânia para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.  

Por quase duas horas, o secretário detalhou as estratégias adotadas pela Prefeitura de Goiânia no atendimento à população. Deu detalhes sobre abertura e manutenção de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a doença. Destacou também a realização de testes nos pacientes infectados com o novo coronavírus e na população em geral. Atualmente, 48 unidades de saúde do município fazem coleta para o exame RT-PCR, numa média de 1.200 testes por dia. Já sobre a testagem da população, já foram mais de 150 mil pessoas.

Outro ponto destacado por Durval foi o Plano Municipal de Imunização (PMI). Além de explicar os critérios de vacinação, que seguem os planos dos Governos Estadual e Federal, ele apresentou os números de doses aplicadas nos grupos prioritários, conforme a chegada das vacinas que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Até o momento, já foram aplicadas quase 410 mil doses da vacina contra a Covid-19, sendo que, 16% da população geral já tomou a primeira dose e 10,9% a segunda dose. Quase 70% dos idosos já receberam a segunda dose, ou seja, estão imunizados.

Durval Pedroso considerou a visita à CCJ positiva. “Os vereadores são representantes legítimos da sociedade e, por isso, precisam ter clareza do que a Secretaria de Saúde de Goiânia, com todo o empenho do prefeito Rogério Cruz, está fazendo no combate à pandemia. Esse diálogo também é uma forma de estarmos mais próximos dos vereadores, de ouvir suas demandas de melhorias para os moradores de Goiânia”, concluiu.

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde