A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) recebeu nesta quinta-feira (23/1) visita do secretário de Parcerias Estratégias da cidade Porto Alegre – RS, Thiago Ribeiro. O gestor veio a Goiânia conhecer as ações que têm sido lançadas pela atual gestão nas áreas de planejamento urbano e tecnologia e que tem tornado o município reconhecido nacionalmente na implementação de ferramentas tecnológicas para atendimento ao cidadão.

De acordo com gestor porto-alegrense, um das questões que mais motivaram a visita a Goiânia está o regramento implantado no município em novembro de 2017 e que institui novas normas para instalação de infraestrutura de suporte para redes de telecomunicações e equipamentos afins na capital, e que possibilitou novos investimentos das empresas de telefonia e internet na cidade, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos goianienses.

Para Thiago Ribeiro, são tecnologias que auxiliam muito a administração no atendimento às demandas do cidadão. “Temos que nos inspirar nos bons exemplos e Goiânia tem sido referência na implantação de tecnologias e legislações que facilitam o dia a dia da população”, destacou o secretário.

Durante a visita o secretário também teve a oportunidade de conhecer a central de videomonitoramento da Prefeitura de Goiânia, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e que tem recebido novos equipamentos e investimentos. Essa reestruturação da central tem sido possível graças às contrapartidas pagas pelas empresas de telecomunicações por utilização de espaços públicos para instalação de antenas rádio-base.

“Essa é uma metodologia que implementamos no município e que tem trazido significativos resultados. A central de videomonitoramento da Sedetec está sendo toda reformulada e ampliada com a instalação de 55 novas câmeras na cidade, sendo que as cinco primeiras, instaladas na Rua do Lazer, já encontram-se em pleno funcionamento”, destaca o secretário municipal de planejamento urbano e habitação, Henrique Alves.

Entre as ferramentas apresentadas ao secretário Thiago Ribeiro está o Programa Família Fácil, que teve sua primeira ferramenta de análise de projetos lançada em abril de 2017 e que hoje já conta com 15 produtos lançados que automatizaram e agilizaram a análise de processos na administração municipal. “Desde a implementação do Família Fácil  conseguimos reduzir em cerca de 75% o prazo médio para análise de processos no município e batemos a marca de 7 mil processos analisados através dessas novas tecnologias”, destacou Henrique Alves.

Willian Assunção, da editoria de Planejamento Urbano e Habitação