Secretário de Finanças de Goiânia defende autonomia financeira de municípios em reunião com gestores goianos
Última atualização em 15 março 2023 às 16h20
Encontro remoto com secretários dos maiores municípios goianos em arrecadação de ISS, realizado na manhã desta quarta-feira (15), analisou impacto das propostas de reforma tributária na gestão das cidades. “O ISS é propulsor do desenvolvimento municipal e gestor que conhece quando ações prioritárias são necessárias. É o que Goiânia tem feito para se desenvolver”, ressaltou Vinícius Henrique Alves

O secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Vinícius Henrique Alves, se reuniu remotamente com mais de 20 secretários municipais e representantes, na manhã desta quarta-feira (15), para debater os impactos das propostas de reforma tributária nas gestões das cidades.
Durante o encontro, os secretários analisaram o conteúdo das Propostas de Emendas Constitucionais (PEC’s) nº 45, 46 e 110, que tramitam no Congresso Nacional. Para Vinícius Henrique, é preciso ampliar o debate envolvendo prefeitos e entidades de representação do setor produtivo. Foi acatada sua proposta de criação de grupo de discussão de ações para levar o tema à sociedade.
Os secretários também discutiram a importância da realização de encontro no qual prefeitos das cidades goianas, bem como gestores da área, apresentem à bancada goiana no Congresso trabalho realizado com a arrecadação do ISS e a importância da autonomia dos municípios na escolha de políticas prioritárias e desenvolvimento municipal.
Na avaliação dos gestores das pastas de economia e finanças, os municípios precisam se envolver na discussão por serem diretamente impactados pelas mudanças. O principal dilema discutido foi referente à perda de autonomia na arrecadação e gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS), o que impacta, para as secretarias, na definição, por elas, das áreas prioritárias de aplicação.
“Os serviços e a entrega das políticas públicas são feitos nos municípios. É onde está a população, que busca respostas quanto à infraestrutura, saúde, assistência social. Os municípios com maior desenvolvimento são aqueles com arrecadação própria significativa, que conseguem desenvolver políticas públicas com receita própria. São os gestores municipais que conhecem a melhor forma de aplicação dos recursos e que sabem quando é necessário implementar programa de recuperação fiscal”, pontuou Vinícius.
O secretário de Finanças apresentou como exemplo o caso de Goiânia onde, com o prefeito Rogério Cruz, atua-se com foco na melhoria da gestão dos recursos. “É o que fazemos hoje para a retomada do desenvolvimento do Centro de Goiânia, buscando soluções para alguns problemas, como o grande volume de imóveis vagos”, exemplificou.
Fotos: Divulgação Sefin
Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) – Prefeitura de Goiânia