A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza nesta terça-feira (28/02) e quarta-feira (01/03), o I Seminário Goianiense sobre o Controle do Tabagismo: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia.

O objetivo é atualizar os servidores da SMS em relação ao uso de práticas como auriculoterapia, acupuntura, homeopatia, cromoterapia, floralterapia, práticas corporais e outras, no tratamento realizado com os pacientes do SUS que buscam atendimento para parar de fumar.

“A nicotina provoca dependência do organismo e a pessoa que se encontra no processo de parar de fazer uso dela pode sentir tremores, ficar ansiosa, irritada e depressiva. Além disso, temos que pensar nas condições que levou aquela pessoa a começar a fumar. É aí que as práticas integrativas podem ser um complemento no tratamento contra o tabagismo”, explica a analista de saúde e farmacêutica da SMS, Joselma Dias da Silva.

A programação do primeiro dia (28/02), do I Seminário Goianiense sobre o Controle do Tabagismo, será on-line e aberta ao público com transmissão pelo canal da UFG Oficial no Youtube, a partir das 17h. Na quarta-feira (01/03), o encontro será presencial na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), e começará a partir das 8h, com o acolhimento dos presentes e práticas corporais e de auriculoterapia com o terapeuta Lian Gong. As atividades de dinâmica e discussões começam a partir das 9h e seguem até as 14h.

Foto: SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia