Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Mutirão

Saúde realiza 2,9 mil atendimentos durante 28º mutirão

Moradores da região Leste receberam serviços e foram contemplados com a reinauguração do novo Cais Novo Mundo, a ser transformado em Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Publicado em: 30 de setembro de 2019 às 11:23 | última atualização: 30 de setembro de 2019 às 14:23

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 2.954 atendimentos em 15 diferentes serviços oferecidos para a população no 28º mutirão, realizado neste fim de semana. Entre as atividades mais procuradas pela população esteve a oftalmologia, que possibilitou mais de 711 atendimentos.

O serviço de oftalmologia, realizado em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas (CEROF), prevê a continuidade do tratamento na unidade especializada, quando necessário.

A moradora do setor Água Branca, Eliete Martins, foi conhecer os serviços do Mutirão da Prefeitura e aproveitou para fazer uma consulta oftalmológica. ''Fui muito bem atendida pelo pessoal daqui, rapidinho passei pela consulta e o médico já me entregou o pedido com o que eu preciso. Bom demais esse serviço',' disse.

Para atender as necessidades da comunidade, a SMS disponibiliza diversos serviços, entre eles eletrocardiograma, vacinação, rastreamento do câncer de mama, risco cirúrgico, nutrição, auriculoterapia, prevenção do câncer bucal, e orientações sobre tabagismo.

Cais Novo Mundo

A população da região Leste também foi beneficiada com a reinauguração e ampliação do Cais Novo Mundo, que recebeu várias modificações para se adequar ao padrão I de UPA 24h Ampliada do Ministério da Saúde. A área do Cais Novo Mundo tem 2.301 m². Entre os destaques da nova estrutura física estão aumento da área da sala de reanimação, inclusão de quarto individual de curta duração, farmácia na área de emergência, criação de uma sala de espera na urgência, criação de consultório odontológico de urgência, reforma da área de ambulância coberta e divisão da recepção em ambulatório e emergência.

A unidade também traz novidades nos serviços oferecidos. Na saúde bucal as cadeiras de odontologia passam de três para cinco e foi ativado o atendimento de urgência odontológica 24 horas. Outra novidade é a instalação do aparelho de Raio X digital. O novo equipamento vai garantir mais qualidade da imagem, otimização do tempo para resultados e envio ao médico.  

Segundo a  secretária de Saúde, Fátima Mrué, essas ações da Prefeitura são essenciais para possibilitar uma saúde de qualidade aos goianienses. “A cada mutirão nossa satisfação aumenta. Aqui aproximamos população da saúde e aprimoramos mais os serviços de acordo com as necessidades de cada um”, disse Mrué.

Confira o número de pessoas atendidas em cada serviço durante o 28º Mutirão da Prefeitura

Pressão arterial: 420

Verificação de Glicemia: 418

Auriculoterapia: 260

Risco cirúrgico: 82

Eletrocardiograma: 75

Orientação nutricional: 55

Orientação Tabagismo: 30

Prevenção Câncer de Boca: 205

Rastreamento Câncer mama: 37

Imunização: 208

Controle social: 250

Oftalmologia: 711

Samu Atendimentos: 08

Samu capacitação: 67

Anna Carolina Cruz, da editoria de Saúde. 

Fotos: Ascom