Saúde

Saúde alerta para a importância da vacinação contra febre amarela

Por conta do elevado risco de contaminação, quem nunca tomou a dose da vacina deve procurar uma das 81 salas de vacinação da capital para ser imunizado

Publicado em: 22 de fevereiro de 2021 às 13:22 | última atualização: 22 de fevereiro de 2021 às 13:22

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância e Controle das Zoonoses, faz um alerta sobre o elevado risco de contaminação da febre amarela em pessoas não vacinadas. É que foram identificados dez casos positivos em macacos, animais que não são transmissores, mas sentinelas da circulação do vírus causador da doença. Quem ainda não recebeu doses da vacina contra a febre amarela pode fazê-lo em uma das 81 salas de vacinação da SMS.

A intensificação do alerta vem com a chegada do período chuvoso, fase na qual ocorre o aumento da população dos vetores silvestres (Haemagogus e Sabethes) e urbano (Aeds aegipty), assim como a própria circulação do vírus. "A necessidade de vacinação se acentua ainda mais, pois o município de Goiânia vem registrando casos de febre amarela em macacos desde 26 de setembro de 2020 em várias regiões," explica o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da SMS, Welington Tristão.

Os macacos foram encontrados em seis distritos sanitários de Goiânia (lista detalhada abaixo). A morte desses animais precede a ocorrência da doença em humanos, daí a importância da vacinação, especialmente nas regiões com circulação confirmada do vírus e regiões adjacentes. Em Goiânia, o último óbito por febre amarela em humanos foi registrado em 2016, caso sem histórico de viagem para regiões de matas. Diante do cenário, faz-se fundamental intensificar as ações de controle e prevenção.

A vacina contra a febre amarela tem a primeira dose recomendada aos 9 meses de idade. Aos quatro anos, a criança recebe o reforço do imunizante. Em 2020, a série histórica de vacinação em crianças menores de 1 ano ficou em 58,2%. Contudo, o imunizante pode ser aplicado até os 59 anos e é preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas para ver se realmente necessita ser imunizado. As vacinas estão disponíveis nas 81 salas de vacinação da SMS, para conferir a lista destas salas é só acessar o site da SMS, através do link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/salas-de-vacina-em-goiania-2/.

Confira os locais onde os animais foram encontrados:

Distrito Oeste

Residencial Montes Pascoal- 02

Chácaras São Joaquim - 01

Distrito Sudoeste

Jardim Lisboa - 01

Chácara 5 Village Santa Rita - 01

Distrito Leste

Jardim Paris - 02

Conjunto Aruanã - 01

Campinas Centro

Setor Universitário - 01

Sul

Setor Pedro Ludovico - 01

Rafaela Anjos, editoria da Saúde