Samu recebe 10 novas ambulâncias
Última atualização em 15 outubro 2019 às 08h25
Com os novos veículos que serão entregues pelo prefeito Iris Rezende, frota do serviço de urgência estará 100% renovada

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, entrega nesta terça-feira, 15/10, às 9h30, no Paço Municipal, 10 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia. O chefe do executivo estará acompanhado da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, e do coordenador geral do Samu, André Braga.
Os veículos zero quilômetro foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Saúde no valor de R$ 1,727 milhão. São oito Unidades de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA), todas contam com itens de segurança de série como freio ABS e airbag, além de GPs, rede de oxigênio fixa e portátil, duas pranchas e sistema elétrico o que possibilita receber equipamentos de suporte avançado.
“Quando assumimos a secretaria de Saúde de Goiânia, um de nossos desafios era qualificar o Samu junto ao Ministério da Saúde e conseguimos isso com a implementação de várias melhorias, entre elas, a aquisição de equipamentos de proteção individual para os servidores; contratação de mais pessoal; descentralização das bases que hoje estão presentes nos sete distritos, melhorando o atendimento à população; e homologamos o convênio com a oficina mecânica que dá manutenção corretiva e preventiva 24 horas em nossas ambulâncias e agora temos uma frota nova”, destacou a secretária de Saúde Fátima Mrué.
“A frota do Samu já estava completa com quatro ambulâncias de suporte avançado e 13 de suporte básico rodando, além de cinco da reserva técnica. Quantidade suficiente para atender à população de Goiânia, segundo os critérios do Ministério Público. Com essa entrega, Goiânia chegará à marca de 100% de renovação da frota total do Samu”, comemora o coordenador geral do Samu, André Braga.
O Samu pode ser acionado pelo número 192.
Sirlene Mendonça, editoria de Saúde
Fotos: Paulo José