Samu é homenageado pelo Centro de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros
Última atualização em 06 outubro 2021 às 13h55
Solenidade ocorreu no batalhão da instituição, localizado no Aeroporto de Goiânia, em comemoração aos 10 anos do primeiro atendimento aeromédico dos Bombeiros de Goiás

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia foi homenageado nesta quarta-feira (6/10) pelo Centro de Operações Aéreas (COE) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Na solenidade de comemoração aos 10 anos do primeiro atendimento aeromédico em Goiás, o prefeito Rogério Cruz foi representado pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso. O evento aconteceu no batalhão da instituição, localizado no Aeroporto da capital.
Segundo a corporação, a parceria entre o Samu e o COE do CBMGO ocorre desde 2011 e, conforme Durval Pedroso, é de extrema importância. “Uma vez que um serviço complementa o outro com um único objetivo: salvar vidas”, comentou o secretário de Saúde de Goiânia. Ele lembrou que chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência é clinicamente extremamente salutar e, de acordo com ele, pode prevenir sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte.
Na solenidade, a coordenadora-geral do Samu, Wilma Santos, representou o órgão e recebeu a homenagem do COE e revelou se sentir honrada em receber a condecoração do Corpo de Bombeiros, que é reconhecido como uma das instituições de mais credibilidade no país. “Essa parceria entre o Samu e os Bombeiros já completa 10 anos e, com isso, conseguimos salvar inúmeras vidas em Goiânia”, pontuou a coordenadora, que estava acompanhada de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Goiás, coronel Dante Lemos, a parceria com a SMS visa prestar o melhor atendimento possível ao socorrer uma vítima. “Não podemos perder tempo e a rapidez e eficácia no socorro resulta nos ótimos exemplos que já colhemos durante esses 10 anos de muito aprendizado e aprimoramento das nossas atividades, com o apoio do Samu”, ressaltou o coronel, ao entregar à corporação mais uma unidade móvel aérea que auxiliará o atendimento à população.
Mauro Júnio, da editoria de Saúde