O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia foi homenageado nesta quarta-feira (6/10) pelo Centro de Operações Aéreas (COE) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Na solenidade de comemoração aos 10 anos do primeiro atendimento aeromédico em Goiás, o prefeito Rogério Cruz foi representado pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso. O evento aconteceu no batalhão da instituição, localizado no Aeroporto da capital.

Segundo a corporação, a parceria entre o Samu e o COE do CBMGO ocorre desde 2011 e, conforme Durval Pedroso, é de extrema importância. “Uma vez que um serviço complementa o outro com um único objetivo: salvar vidas”, comentou o secretário de Saúde de Goiânia. Ele lembrou que chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência é clinicamente extremamente salutar e, de acordo com ele, pode prevenir sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte.

Na solenidade, a coordenadora-geral do Samu, Wilma Santos, representou o órgão e recebeu a homenagem do COE e revelou se sentir honrada em receber a condecoração do Corpo de Bombeiros, que é reconhecido como uma das instituições de mais credibilidade no país. “Essa parceria entre o Samu e os Bombeiros já completa 10 anos e, com isso, conseguimos salvar inúmeras vidas em Goiânia”, pontuou a coordenadora, que estava acompanhada de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Goiás, coronel Dante Lemos, a parceria com a SMS visa prestar o melhor atendimento possível ao socorrer uma vítima. “Não podemos perder tempo e a rapidez e eficácia no socorro resulta nos ótimos exemplos que já colhemos durante esses 10 anos de muito aprendizado e aprimoramento das nossas atividades, com o apoio do Samu”, ressaltou o coronel, ao entregar à corporação mais uma unidade móvel aérea que auxiliará o atendimento à população.

Mauro Júnio, da editoria de Saúde

corpo de bombeiros