Neste sábado, 30 de novembro, será realizado o Dia D vacinação contra sarampo. Em Goiânia, a abertura da campanha será no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, a partir das 8 horas.

O foco da campanha são os adultos jovens de 20 a 29 anos, porém, a população de seis meses a 49 anos de idade, público selecionado pelo Ministério da Saúde para tomar a vacina contra sarampo, poderá receber a dose de acordo com a situação vacinal encontrada.  A gerência de imunização ressalta que não será administrada dose extra em nenhuma pessoa da faixa etária.

O Dia D faz parte da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo. Durante a primeira semana desta etapa (de 18/11 a 25/11/2019), foram administradas, no total, 4.085 doses da vacina tríplice viral. Em pessoas de 20 a 29 anos foram administradas até o momento, 1.500 doses da vacina.

Postos de vacinação

A vacina estará disponível em 67 postos de vacinação que vão funcionar de 8 horas às 17 horas, sem interrupção do atendimento. Além das unidades públicas de saúde, haverá vacinação no Shopping Passeio das Águas.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Os sintomas do sarampo incluem febre alta, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.

No Brasil já foram confirmados este ano 4323 casos de sarampo, em 18 Unidades da Federação. Destes, 86,6% foram registrados no estado de São Paulo e 13,4% foram registrados nos demais.

No município de Goiânia foram registrados, em 2019, 80 casos suspeitos de sarampo, dos quais 58 eram residentes em Goiânia. Três casos foram confirmados, 41 foram descartados e 14 permanecem em investigação.

Assunto: Dia D da campanha de vacinação contra sarampo
Data: 30 de novembro- sábado
Hora: 8 horas
Local: Centro Municipal de Vacinação – Setor Pedro Ludovico (ao lado do Ciams Pedro Ludovico, em frente ao campo do Goiás)