Perto de completar 18 meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz já inaugurou três Unidades de Saúde da Família (USF). Elas se localizam nos bairros Alto do Vale, São Carlos e Riviera, e atendem cerca de 75 mil pessoas, no total. Cada USF tem 12 consultórios médicos e de enfermagem, além de cinco odontológicos. O município investe, em média, 20% dos recursos próprios no setor.

Outro avanço importante da administração municipal, durante o período, foi a criação do serviço de agendamento de consultas por WhatsApp, que, desde o dia 18 de abril, realizou mais de 2,2 mil atendimentos com clínico geral, ginecologista, obstetra e pediatra.

Além das três novas USFs, a prefeitura entregou o Centro Integrado de Pediatria (Ciped), que funciona no Ciams do Jardim América, tem nove consultórios médicos e 11 subespecialidades da pediatria. É o primeiro centro público especializado em pediatria do Centro-Oeste, e oferece média de 3,4 mil consultas por mês. A unidade também proporciona atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes em fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

“As novas Unidades de Saúde da Família (USF) fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) da capital e melhoram a qualidade da assistência oferecida à população. Os profissionais de Saúde de Goiânia também ganham, porque as obras propiciam ambientes de trabalho mais dignos”, frisa Rogério Cruz.

Em paralelo aos avanços estruturais na atenção primária, a administração municipal alavancou investimentos no combate ao mosquito da dengue, com visitas a mais de 554 mil imóveis, ampliou o número de leitos para pacientes de Covid-19 com quadro clínico grave, realizou quase 509 mil testes para detecção do coronavírus e aplicou mais de 2,9 milhões de doses da vacina contra doença.

Combate à Covid-19
Mais de 2,9 milhões doses de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas, até o início de junho de 2022. Dessas, 96 mil nas vans da VacinAção, projeto itinerante que leva imunizantes aos locais de maior movimentação de pessoas e a unidades de ensino. “Tenho orgulho de falar das vans, porque já nos aproximamos das 100 mil doses aplicadas, indo em feiras, terminais de ônibus, centros comerciais, igrejas, eventos, parques e praças”, diz o prefeito.

No auge da pandemia, a prefeitura chegou a oferecer 622 leitos de internação em UTI para pacientes contaminados. Essa estrutura ficou menor na medida em que a vacinação avançou e a quantidade de pacientes com complicações reduziu. “Mudanças no cenário epidemiológico nos permitiram reverter esses leitos e utilizá-los para tratamento de outras doenças e em cirurgias eletivas”, afirma Rogério Cruz.

Rogério Cruz afirma que a procura por testes de Covid voltou a crescer, em maio de 2022, e que a prefeitura aumentou a demanda para atender a oferta. Hoje são locais de testagem, dos quais quatro em tendas e dois em drive-thrus. São 1,5 mil testes por ponto. O município realizou quase 508,7 mil testes gratuitos.

Dengue
Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs), vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, até o início de junho, 554,2 mil visitas a imóveis e eliminaram 21,4 mil focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Mediante autorização judicial e com auxílio de chaveiros, a Prefeitura de Goiânia abriu, até o momento, 116 imóveis para inspeção. Em 57,7% deles havia focos. Outra estratégia utilizada para combater a dengue é o uso de inseticida com bomba costal. Desde janeiro de 2022, foram realizados 7,3 mil bloqueios com inseticida.

Conforme dados da Diretoria de Vigilância em Zoonoses, os agentes de endemias já atenderam 1,8 mil denúncias de focos do mosquito, a maioria formalizadas pelo aplicativo Goiânia Contra o Aedes.

A Secretaria de Saúde também instalou 334 ovitrampas (armadilhas para coleta de ovos do mosquito), distribuídas em 22 bairros de Goiânia. Além de servir para capturar ovos, as armadilhas ajudam no monitoramento da efetividade das ações. Para o tratamento de pacientes com dengue, a prefeitura criou três pontos de hidratação, nos cais Campinas e Cândida de Morais, e no Ciams Novo Horizonte.

Goiânia Sempre Rosa
Outro projeto que se destacou na área de Saúde, nos primeiros 18 meses de gestão, destina-se ao combate e à prevenção contra o câncer de mama. O nome dele é Goiânia Sempre Rosa. Foi concebido com intuito de estender, para todos os meses do ano, ações que usualmente são praticadas pelo poder público no Outubro Rosa, mês escolhido para ampliação de ações de conscientização sobre o câncer.

A prefeitura capacitou 900 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) a respeito do câncer de mama. Agora, essas equipes trabalham em visitas domiciliares e fazem busca ativa de possíveis diagnósticos.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia