Perto de completar 18 meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz avança no uso da tecnologia para proteger mulheres da violência, melhorar o dia a dia em bairros movimentados (como Campinas), digitalizar processos físicos e transformar Goiânia em cidade inteligente, conforme compromisso firmado em plano de governo.

“Vamos levar inovação tecnológica para a sociedade, por meio de inclusão digital, e a concepção de ferramentas que garantam segurança e oportunidades para população goianiense, em todos os setores”, afirma o prefeito.

O ‘botão do pânico’ é uma das principais ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) no período. Destina-se a resguardar a segurança de mulheres cuja integridade esteja em risco e se encontra na plataforma do aplicativo Prefeitura 24 Horas, disponível para download gratuito em aparelhos de telefone celular. Uma vez acionado, o botão alerta a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que envia equipes ao socorro da vítima.

“Goiânia será exemplo na proteção à mulher. Nem as goianienses, nem aquelas que escolheram morar na cidade ficarão desamparadas. Nosso objetivo é que outras cidades no Brasil implantem essa ferramenta que salva vidas”, disse o prefeito Rogério Cruz, durante solenidade de lançamento da ferramenta, no dia 22 de março deste ano.

Modernização de processos
Para dar eficiência à gestão, Rogério Cruz lançou, em abril deste ano, o Sistema Eletrônico (SEI). O prefeito determinou a substituição de toda a papelada da administração por processos digitalizados. “A iniciativa representa agilidade, segurança e transparência, além de facilitar o acesso de todos às informações sobre o poder público”, afirma o prefeito.

O Sistema Eletrônico está conectado ao portal da Transparência. Já é possível consultar processos em tempo recorde. O SEI viabiliza a integração com banco de dados do Tribunal de Contas do Município e do Ministério Público, órgãos que, em paralelo, também conseguem agora acompanhar a gestão de recursos do município com mais facilidade.

A prefeitura promoveu a migração para o ambiente on-line dos procedimentos de matrícula e inscrição para cursos ofertados pela administração municipal. Já passaram por mudanças as secretarias municipais de Mobilidade (SMM), Saúde (SMS), Finanças (Sefin), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), além da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Cidade inteligente
A prefeitura escolheu Campinas, bairro mais antigo de Goiânia, para sediar um projeto que promete colocar Goiânia em patamares próximos aos de cidades mais modernas do mundo: é o Sandbox.

O projeto Sandbox prevê a integração entre todos os sistemas tecnológicos existentes no perímetro, o que inclui desde semáforos, que passam por sincronização, até a gestão de vagas de estacionamento e das câmeras de videomonitoramento, essenciais para o combate ao crime e para identificação de suspeitos quando houver delitos no bairro.

“A Goiânia que queremos passa pela implementação de políticas de governança, e desburocratização de processos e investimentos nas áreas que são essenciais para a população”, afirma Rogério Cruz. O titular da Sictec, André Martins, afirma que os objetivos da pasta são “transformar Goiânia em uma cidade inteligente, o que vai revolucionar a prestação de serviços na saúde, educação, urbanismo, mobilidade e acessibilidade”.

BRT Norte-Sul conectado
O funcionamento e os horários do BRT Norte-Sul serão 100% monitorados por plataformas tecnológicas já definidas pela Prefeitura de Goiânia. Um exemplo é o Terminal Isidória, que está perto de ser inaugurado, e que já está dotado de ferramentas que, em breve, contemplarão todo o trajeto do BRT.

A Sictec trabalha para manter conectados os quase 200 prédios da administração municipal. Atua, ainda, na ampliação do número de câmeras para monitoramento de segurança, no reparo necessário para retomada do videomonitoramento das câmeras disponíveis no Parque Vaca Brava, e no Programa (In) NovaGyn, que já capacitou mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade, com ênfase em tecnologia e modelos inovadores de gestão.

Lançado em abril de 2021, o (In) NovaGyn tem por objetivo promover capacitações gratuitas completas, com ênfase em tecnologia e modelos inovadores de gestão, e inclui treinamentos com especialistas. Trata-se de um programa de inovação e empreendedorismo, executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) – Prefeitura de Goiânia