O prefeito em exercício Romário Policarpo sancionou, na tarde desta quarta-feira (16/11), lei que altera o nome da Avenida Guarapari, no Jardim Atlântico, para Avenida Hailé Pinheiro, em homenagem ao ex-presidente do Goiás Esporte Clube, que faleceu em 07 de setembro de 2022, aos 86 anos.

“A história de Hailé ultrapassa o futebol, e olha que estamos falando de um dos maiores clubes do futebol brasileiro, um dos mais tradicionais da nossa capital. Como vilanovense, todos sabem do respeito que tenho por todas as equipes, e hoje o Hailé está eternizado por sua história dentro do esporte, como empresário, e na história do nosso estado”, destacou Romário Policarpo.

Hailé Selassié de Goiás Pinheiro nasceu em 13 de junho de 1936, no município de Itaberaí. Apaixonado por futebol, assumiu a presidência do Goiás Esporte Clube, pela primeira vez, aos 26 anos de idade. O dirigente ficou à frente do time por quase 60 anos e sagrou-se um dos maiores nomes da história do clube esmeraldino.

O presidente do Conselho Deliberativo do Goiás, Edmo Mendonça Pinheiro, que é sobrinho de Hailé Pinheiro, falou em nome da família. “Jamais esqueceremos, e o Goiás também será eternamente grato por essa homenagem”, afirmou, ao lembrar que Policarpo é vilanovense.

“Cuidaremos daquela rua, onde está a entrada do nosso CT, com muito carinho. Uma rua que levava o nome de uma cidade, e que agora presta essa justa homenagem”, assinalou Edmo Mendonça Pinheiro, ao falar sobre a Avenida Guarapari, que passa em frente à entrada do Centro de Treinamento do clube, tem cerca de 2 km de extensão, e segue até o Parque Cascavel.

Contribuição ao esporte
O texto do projeto, de autoria de Policarpo, destaca que Hailé Pinheiro tem uma das maiores e mais belas contribuições para o esporte goiano e brasileiro da história do nosso país.

“Ele formou e projetou muitas gerações de jogadores e técnicos, e de tantos outros profissionais que atuaram no Goiás Esporte Clube, nas mais diversas áreas. Foram quase 60 anos de dedicação ao clube, crescendo junto com ele, transformando o time em uma casa profissional, com uma das melhores estruturas do país”, ressalta Policarpo.

O presidente do Goiás Esporte Clube, Paulo Roberto Pinheiro, lembrou que seu pai, Hailé Pinheiro, teve atuação decisiva em busca de melhorias no transporte público e mobilidade da cidade. “Tudo o que meu pai fez foi sucesso. E essa homenagem me deixou sem palavras”, afirmou, em tom emocionado.

Participaram do evento, realizado na Sala de Imprensa do Estádio da Serrinha, dentre outras autoridades, os vereadores Anselmo Pereira, Léo José, Welton Lemos, Henrique Alves, Kleybe Morais e Geverson Abel, os secretários municipais Horácio Mello (SMM), Michel Magul (Segov) e Álvaro Alexandre (SMESP).

Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia