Em vistoria a obras de infraestrutura executadas nas regiões Leste, Norte, Sudoeste e Noroeste de Goiânia, nesta terça-feira (24/01), o prefeito Rogério Cruz destacou que a Prefeitura de Goiânia investe R$ 7 milhões. “São obras importantes de mobilidade, de construção de bueiros e de contenção de erosões para evitar alagamentos no período chuvoso e transtornos à população”, pontuou.

Ao todo, foram visitados seis pontos da cidade. A vistoria começou logo no início da manhã, com a entrega do trecho 2 do recapeamento da Avenida Anhanguera, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. “O recapeamento da Avenida Anhanguera era um problema que se arrastava por muitos anos, mas que, com diálogo entre a prefeitura e o governo estadual, conseguimos colocar em execução. Agora, vamos entregar para a população, em especial para os usuários do transporte coletivo, uma avenida recuperada, com mais conforto e segurança”, observou Rogério Cruz.

Logo depois, o prefeito, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Denes Pereira, visitou a obra de construção de bueiro e de drenagem no Setor Amin Camargo I, e a complementação de duplicação da Avenida Esperança, no Shangri-lá, que liga o bairro ao Setor Orlando de Morais, já em fase final de conclusão. No Residencial Vale do Araguaia, Rogério Cruz esteve no Cmei João Pedro Calembo, que será entregue à população em breve, o que permitirá novas vagas às crianças da Região Leste.

Servidores da Seinfra executam obras de recapeamento em bairro de Goiânia

O Cmei João Pedro Calembo fica na Rua Júlia Ferreira Rosa, esquina com Rua João Borges da Matta, no Residencial Vale do Araguaia. A unidade tem capacidade para 240 alunos de 0 a 5 anos. A Seinfra executa serviços de conclusão e adequações internas e externas da unidade.

São construídos 200 metros lineares de muro, calçada externa com acessibilidade e piso tátil, rampas acessíveis às salas de aula e administração, fabricação e instalação de guarda-corpo metálico em rampas internas; serviços de instalação elétrica e hidrossanitárias (rede de água e esgoto); pintura das estruturas metálicas dos guarda-corpos e portões de entrada da unidade.

“Sabemos da importância de darmos continuidade a essas obras de infraestrutura, principalmente quando se trata de bueiros e de novas ligações de drenagem, para que, no período das chuvas, não tenhamos problemas com alagamentos”, pontua o prefeito, acrescentando que “esse é um dos serviços que a prefeitura tem realizado com muita preocupação e responsabilidade”.

Prefeito Rogério Cruz em coletiva de imprensa durante vistoria de obras de infraestrutura em bairros da capital

Para Rogério Cruz, obras de infraestrutura como a do Setor Amim Camargo já estão evitando transtornos à população, durante este período chuvoso. “Acredito muito que esse trabalho vai surtir grande efeito, que talvez não apareça agora, mas que daqui para frente, mesmo debaixo de chuva, não haverá alagamentos na cidade de Goiânia”.

De acordo com a Seinfra, a conclusão do bueiro triplo, na Avenida Adriana Oliveira Bittencourt – principal via de acesso entre os setores Andréia Cristina, Amim Camargo e GO-040, saída para Aragoiânia – deve acontecer em até 40 dias. A obra, que começou no início desta semana, tem o objetivo de prevenir alagamentos e enchentes no local.

Três linhas de tubulação de 1.200 milímetros, com 12 metros de comprimento, cada uma, estão sendo colocadas no local para evitar pontos de alagamento. Dez servidores trabalham na obra, utilizando duas escavadeiras, três caminhões basculantes e uma pá carregadeira.

Moradores
Morador do Setor Amin Camargo, Antônio Batista, em conversa com o prefeito, relatou as condições do bairro em gestões anteriores, com bueiros entupidos. “E, por conta disso, a água da chuva passava por sobre a ponte, na Avenida Adriano Oliveira Bittencourt”. No local, a Seinfra faz serviços de drenagem e construção de bueiro triplo.

“Diante do perigo no local, os moradores eram obrigados a dar uma grande volta para passar para o bairro do outro lado. O problema é mais sério porque a via é por onde passa uma linha de ônibus. Dependendo da força das chuvas, os veículos não passavam pela ponte”, conta. Ao prefeito, Antônio Batista disse acreditar que, com as obras na avenida, não haverá mais transtornos aos moradores. “Agora, com certeza, ficou nota dez”, disse.

A Seinfra também executa o recapeamento da Avenida Ayrton Senna, no setor Alphaville Araguaia, num trecho de 2.051 metros cada pista. Nesta terça-feira, foi feita a fresagem (retirada da capa asfáltica), e, a partir desta quarta-feira (25/01), começa a colocação de massa asfáltica (Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). A previsão de término da obra é de 15 dias.

A Prefeitura de Goiânia, também por meio da Seinfra, iniciou a obra de terraplanagem para a pavimentação da Avenida Esperança, no Residencial Alice Barbosa. A via liga o Setor Itatiaia ao Residencial Antônio Barbosa. A Seinfra prevê que serão gastas cerca de 800 toneladas de massa asfáltica e 400 metros de meios-fios, além de outros materiais para complementação da via. Iniciadas na última segunda-feira, as obras devem ser concluídas em até 30 dias.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia