A Prefeitura de Goiânia preparou uma série de ações, nesta sexta-feira (14/5), em homenagem aos trabalhadores de limpeza urbana. A ação objetiva lembrar o Dia Nacional do Gari, celebrado em 16 de maio, e também chamar atenção da população para a importância desses colaboradores que cuidam da limpeza da cidade. Locais estratégicos, como Praça do Ratinho e Paço Municipal receberam iluminação especial na cor laranja.

Daqui a pouco, às 13h30, o prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma Cruz vão vestir uniforme de gari e percorrer Goiânia dentro da cabine de um caminhão coletor de lixo. O itinerário começa no Paço Municipal, Parque Lozandes, com a presença do presidente da Companhia, Alex Gama, e diretores da pasta. “É madrugando que eles exercem seu trabalho e quanto trabalho! São aqueles que ajudam a cuidar da nossa saúde, nos protegem de doenças com muito sacrifício e mantém nossa cidade limpa e organizada”, diz o prefeito.

A comitiva passa por locais estratégicos até chegar à Praça Walter Santos. Após, segue até o Setor Conjunto Vera Cruz, onde serão inauguradas duas praças e duas academias ao ar livre. Com as novas praças, a região vai contar com ambiente mais colorido para visitação dos moradores. Destaque também para as academias ao ar livre que os frequentadores poderão usar para mudar um pouco a rotina do dia e fazer exercícios físicos.

Durante a visitação, o prefeito Rogério vai passar também pelo Ponto de Apoio (PA) Setor João Braz e conhecer as instalações do local. Lá, será entregue o livro “Resíduos de Goiânia em Preto e Branco”, do fotógrafo Luciano Magalhães Diniz, que foi publicado em 2017 em homenagem aos garis.

O encerramento acontece no Centro Educação Infantil Mãe Alvina Lima de Souza, Parque Industrial João Braz.

Celebração
O Núcleo Intersetorial de Atenção Biopsicossocial, da Comurg, promoveu na manhã de hoje simpósio para discutir a atuação do Assistente Social em tempos de pandemia. O encontro aconteceu no auditório da companhia, na Vila Aurora.

A programação em celebração ao Dia Nacional do Gari segue com participação especial da colaboradora Cleia Batista Moreira no programa Conexão Ambiental, canal da UEGTV, a partir das 14h30, que pode ser acompanhado pelo link http://youtube.com/uegtv.

Silvio Soũls, editoria de Urbanização
Foto: Jackson Rodrigues