O prefeito Rogério Cruz sancionou, nesta quarta-feira (17/08), lei que inclui o Torneio de Natação Cidade de Goiânia no calendário oficial de eventos do município. O evento é realizado pela Federação Aquática de Goiás (Fago).

Prefeito destacou que, além de contribuir para formação de atletas, iniciativas relacionadas ao esporte auxiliam na promoção de saúde e cidadania. “Esportes trazem benefícios para o corpo, mente, e incentivam socialização”, disse. Com a sanção, o torneio realizado esporadicamente passa a ocorrer anualmente, no dia 23 de outubro.

“Goiânia ficou quase 8 anos sem uma pasta específica de Esportes. E honramos o compromisso de criar uma supersecretaria. Hoje, a pasta é a que mais conseguiu emendas impositivas de vereadores para a realização de eventos, seguida pela Cultura”, pontuou.

Calendário oficial
Para o presidente da Fago, Eduardo Alcântara, a lei é importante por conferir regularidade ao torneio. “Agora é oficial, e temos que cumprir a programação da federação, que permite aos atletas participarem de outras competições nacionais e internacionais”, afirmou.

Secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre aponta que o torneio reúne atletas de todo o estado, e se soma a outras iniciativas que têm como objetivo “tornar Goiânia a capital do esporte”.

Já o autor do projeto, vereador Joãozinho Guimarães, destacou que a valorização do esporte incentiva a saúde, as relações humanas e a inclusão social. “Incentivamos nossas crianças e jovens à prática de atividades esportivas. E a Fago tem um trabalho sério de apoio a atletas de modalidades aquáticas”, afirmou.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia