O prefeito Rogério Cruz sancionou, na tarde desta terça-feira (29/11), a Lei Complementar 019/2022, que cria o Adicional de Otimização do Trabalho (AOT) para os agentes de trânsito da capital, com objetivo de ampliar as ações de educação e orientação de trânsito para melhor atendimento à sociedade.

“É uma otimização para os agentes de Goiânia, que têm realizado um trabalho importante na cidade. O cidadão precisa saber que quando os agentes estão na rua, estão protegendo o motorista, o pedestre e todos que estão no trânsito. É um reconhecimento da Câmara Municipal e da Prefeitura ao trabalho desses servidores que se dedicam diariamente à nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O projeto promove alterações no Plano de Carreira e Vencimentos dos agentes municipais de trânsito, incluindo de forma permanente o Adicional de Otimização de Trabalho, que é equivalente a 2,1 vezes o valor estabelecido na última letra da tabela. O cálculo observará o número de pontos obtidos na avaliação do trabalho do agente.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Melo, ressaltou “que a sanção valoriza o servidor e estimula o trabalho cada vez mais próximo do cidadão”. “Vai valorizar o agente de trânsito que estiver no sinaleiro quando faltar energia. É um estímulo para resgatar o idealismo do início da carreira, do agente que trabalha para salvar vidas no trânsito”, disse.

Diretor de Gestão do Transporte Público da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Jean Damas explicou que a otimização é uma demanda histórica da categoria. “Talvez seja a maior conquista dos agentes de trânsito. É o fruto de uma unidade, uma caminhada que, como o próprio prefeito Rogério Cruz diz, é de mãos dadas. Hoje se concretiza uma grande correção na carreira de agente de trânsito”, afirmou.

Presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia (Sinatran), Valdeci Campos destacou que a sanção é mais um compromisso resgatado por Rogério Cruz do período de campanha eleitoral. “A nossa categoria não se esqueceu do compromisso firmado, assim como não vai se esquecer de quem concretizou a ação. Nós só temos a agradecer por esse trabalho que foi construído por muitas mãos”, declarou.

Líder do prefeito na Câmara Municipal, Anselmo Pereira participou da solenidade e disse que “o objetivo de Rogério Cruz é resgatar a credibilidade e o ânimo dos agentes de trânsito do município”. “A prefeitura tem real compromisso com a mobilidade. Basta andar pela cidade para perceber. Os viadutos, as obras, as intervenções. Obras que eram sonhadas há 40 anos pela população”, destacou.

Participaram da solenidade os secretários Michel Magul (Segov), Cida Garcez (Smdhpa), Tatiane Accioly (PGM), e os vereadores Kleybe Morais, Sabrina Garcez, Joãozinho Guimarães, Pedro Azulinho e Henrique Alves.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia