O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participou, nesta sexta-feira (24/02), de lançamento do edital de inscrições para a primeira etapa do programa Pra Ter Onde Morar – Construção. A solenidade foi realizada no auditório Governador Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do governador Ronaldo Caiado e do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales.

“As pessoas que sofrem com o problema da falta de moradia precisam do apoio do poder público, dos gestores municipais, estaduais e federais. É uma grande felicidade saber que esse programa trará condições dignas às famílias goianas mais necessitadas”, destacou o prefeito.

A iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com as prefeituras, prevê a construção de moradias a custo zero para população vulnerável. Mais de 1,3 mil famílias de 30 municípios serão atendidas. Goiânia, por ser capital, não se enquadra no programa, que é voltado apenas para municípios do interior do estado.

O edital do programa determina que será realizado sorteio entre as inscritas, e que as selecionadas devem comprovar as informações prestadas, com documentos específicos. Morar há mais de três anos no município para o qual se inscreveu, não ser proprietário de imóvel e ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico) estão entre os critérios exigidos.

O processo de seleção das famílias será conduzido pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e abrange as mais vulneráveis, que não têm condições de fazer financiamento imobiliário e têm renda de até um salário mínimo.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o programa vai entregar até 10 mil moradias dentre as etapas. Os terrenos são doados pelas prefeituras, também responsáveis pela infraestrutura no local. “Esse é um trabalho conjunto, que só está acontecendo graças à parceria que nós temos, entre governo estadual e prefeituras. Se não existisse essa parceria, não seria possível”, afirmou.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia