O prefeito Rogério Cruz, acompanhado da primeira-dama Thelma Cruz, abriu, na manhã desta quarta-feira (08/03), no Hall do Paço Municipal, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com oferecimento de consultas médicas, exames de prevenção, programação cultural e atividades diversas.

O evento teve início com a execução dos hinos Nacional e de Goiânia, pela Banda da Guarda Civil. Em seguida, foi aberto espaço para discursos. Em sua fala, Rogério Cruz parabenizou as mulheres servidoras da Prefeitura de Goiânia, reconhecendo o valor de cada uma delas no exercício de suas funções da administração municipal.

“Parabenizamos as mulheres servidoras da Prefeitura de Goiânia, que têm dedicado parte de suas vidas, durante todos os dias da semana, para atender o cidadão goianiense. Sabemos das dificuldades de quem atende o cidadão na ponta”, observou. “Quero agradecer às mulheres, fundamentais para nossa evolução social e humana. Saibam que aqui, na prefeitura, são respeitadas e amparadas”, disse.

Mobilização
A primeira-dama Thelma Cruz defendeu, em discurso, que “a voz das mulheres ecoe para que sejam ouvidas e respeitadas”. “Quando se trata de servidora, se fala em servir, ouvir, acolher, atender, tratar bem. Servidoras, vocês são e sempre serão importantes na nossa sociedade”, afirmou.

Titular da Secretária de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos disse considerar justa a homenagem da prefeitura às mulheres servidoras, que são maioria na administração municipal, e que dedicam suas vidas trabalhando pela melhoria da cidade. “É uma data muito importante, de reflexão sobre o que nós já conquistamos, e os desafios que ainda faltam às mulheres conquistar”, pontuou, destacando a necessidade do fim da violência contra mulheres.

“O Brasil está entre os países mais violentos e mais perigosos do mundo para uma mulher viver, por isso, destaco a necessidade de ocuparmos cada vez mais os espaços na política, nas decisões e espaço de poder. Hoje, somos maioria, inclusive no eleitorado. Mas somos também um dos países em que as mulheres ainda precisam avançar muito na ocupação dos espaços de decisão e de poder”, ressaltou Tatiana Lemos, destacando avanços na política voltada para as mulheres, na gestão Rogério Cruz.

Ações em prol das mulheres
Tatiana Lemos relacionou ações e programas desenvolvidos pela Secretaria, a exemplo de atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos. “Tivemos, no ano passado, o Renda Família + Mulher, que ajudou mais de 22 mil mulheres durante a pandemia, para que pudessem colocar comida em casa no prato de suas crianças. Nós temos cursos de capacitação profissional na sede da Secretaria, e ainda cursos reflexivos para homens, que aprendem que não se pode cometer nenhum tipo de violência contra a mulher. Temos, também, atendimento social, jurídico e psicológico nos bairros.

Servidora do Departamento de Consignado da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Kátia Suzy Silva parabenizou todas as mulheres que trabalham na prefeitura de Goiânia, “que a cada dia prosperam nas funções que exercem na administração municipal”. “Nós somos todas guerreiras, lutadoras, mães, esposas, filhas, namoradas e companheiras. A cada dia, vejo novas conquistas e só tenho a agradecer”, disse.

Participaram do evento os secretários municipais Realle Palazzo (Comunicação), Durval Pedroso (Saúde), Wellington Bessa (Educação), Silvio Sousa (Sedec), Zander Fábio (Cultura), Everton Schmaltz (Escritório de Prioridades Estratégicas) Cida Garcêz (Direitos Humanos e Políticas Afirmativas), Maria Yvelonia (Desenvolvimento Humano e Social), Carlin Café (Regularização Fundiária), Welmes Marques (Imas), Alisson Borges (Comurg), Marcos Egídio (Procuradoria-Geral), Gustavo Cruvinel (Controladoria), e o vereador Denício Trindade.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia