Rogério Cruz participa de comemorações alusivas ao 22° aniversário da Maternidade Nascer Cidadão, e destaca “atendimento humanizado”
Última atualização em 28 setembro 2022 às 19h50
Unidade já realizou 68,5 mil partos. Administrada pela Fundação de Apoio ao HC da UFG, possui título de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, prêmio de Maternidade Segura, conferido pelo Unicef. Adota recomendações do Método Canguru, que estimula fortalecimento do vínculo mãe-bebê e amamentação desde primeira hora de vida. Prefeito cita "carinho e zelo" dos colaboradores

O prefeito Rogério Cruz participou das comemorações do 22° aniversário da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), nesta quarta-feira (28/09). A unidade, localizada no Jardim Curitiba, na Região Noroeste de Goiânia, é administrada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui o título de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, prêmio de Maternidade Segura, conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A maternidade adota as recomendações do Método Canguru, que estimulam o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a amamentação desde a primeira hora de vida.
“Ao longo desses 22 anos, esta maternidade já realizou mais de 68,5 mil partos e, desde seu surgimento, o foco sempre foi a humanização do serviço e respeito às mulheres que buscam a unidade para dar à luz”, destacou Rogério Cruz, durante o evento. “Parabenizo a todos que se dedicam com tanto carinho e zelo para o bom funcionamento desta maternidade e tenham a certeza: o que depender do Executivo para continuar esse belo trabalho, nós vamos fazer”, completou.
Fundada em 28 de setembro de 2000, a MNC faz parte da Rede Cegonha, que tem por objetivo prestar assistência humanizada, multidisciplinar, obstétrica, ginecológica e neonatal. A unidade realiza cerca de 300 partos por mês e, desde o surgimento, além dos mais de 68,5 mil partos, realizou 470 mil atendimentos emergenciais, 313 mil ambulatoriais, 139 mil ultrassonografias e 364 mil exames de análises clínicas.
A maternidade possui seis leitos para parto normal, 29 alojamentos conjuntos, dois centros cirúrgicos com salas de recuperação anestésica e sala de atendimento neonatal.
A unidade abriga o Banco de Leite Humano, que pasteuriza e entrega leite materno recebido por doação para alimentar recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais das Maternidades Dona Iris e Célia Câmara. Em 1 mês, mais de 100 bebês são beneficiados com este trabalho. O banco também auxilia mães a amamentarem, com cerca de 750 atendimentos mensais.
É uma das duas únicas maternidades de baixo risco 100% SUS certificadas pela Organização Nacional de Acreditação, seguindo critérios rigorosos para a prestação de um serviço de qualidade.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a continuidade do bom trabalho prestado pela Maternidade Nascer Cidadão é reflexo do empenho do prefeito Rogério Cruz para melhorar cada vez mais a área da Saúde em Goiânia. “É um prefeito que melhora a parte de infraestrutura das unidades, mas também valoriza os funcioários, que muito têm feito pela melhoria salarial e condições de trabalho dos servidores municipais”, ressalta.
O evento de comemoração dos 22 anos da Maternidade Nascer Cidadão também contou com a presença do diretor-geral da maternidade, Sebastião Teles, vereador Anselmo Pereira, diretora-executiva da Fundach, Lucilene Maria de Souza, e reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)- Prefeitura de Goiânia