A 6ª edição da Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, da Prefeitura de Goiânia, leva serviços e obras à Região Noroeste da capital, no próximo sábado (17/09) e domingo (18/09). Estrutura montada na Avenida do Povo, entre a Quadra 71A e 11A, no Jardim Curitiba I, na Praça da feira, funcionará no sábado, das 08h às 16h, e no domingo, das 08h às 12h.

“Essa parceria com o governo estadual possibilita a resolução rápida de demandas, em uma ação importante do poder público. Nosso trabalho é levar serviços para perto da população, além das obras, para que as pessoas tenham qualidade de vida na cidade”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

Os trabalhos na região começam nos dias que antecedem o evento, com a execução de serviços de manutenção e melhorias em vias, revitalizações de espaços públicos e reformas de unidades escolares. A caravana mobiliza órgãos como a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e de Mobilidade (SMM), e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Serviços
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) monta estandes do Atende Fácil, e presta serviços de cadastro de empresas e MEI; negociações de IPTU e ISS; cálculo do ITBI; cadastros para habitação e pessoa física; serviços de Processo Eletrônico Digital (PED); cadastro de Feirante Livre e Especial, Ambulante, Food Truck e Permissionário de Mercado; Alvará Fácil; emissão de DUAMs; protocolos de Processos das secretarias; acesso à Nota Fiscal Eletrônica e avulsa; solicitação de escritura; alteração de cadastro imobiliário e emissão de certidões.

Durante a caravana, serão inauguradas as revitalizações de três escolas e dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), localizados na Região Noroeste. A Secretaria Municipal de Educação oferecerá, ainda, os seguintes serviços: oficina de Laboratório Maker – Robótica e Sistema de Reconhecimento Facial; oficina de pintura facial; distribuição de mudas pela equipe do Projeto Horta Escolar; atendimento do Telematrícula (informações e orientações relacionadas ao cadastro e matrículas na Rede Municipal de Ensino); e atendimento relacionado ao Programa Auxílio Brasil (orientações, validação de cadastros e outros serviços).

Equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) farão o acolhimento de denúncias em casos de violação de Direitos Humanos; distribuição de material sobre enfrentamento às várias formas de discriminação; divulgação de cursos voltados à população assistida pela pasta (pessoas pretas, LBGTQIA+, jovens e pessoas com deficiência); orientação quanto à retificação de prenome e gênero; informações sobre acessibilidade; e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) distribuirá mudas medicinais, e fará o plantio de mudas pelo Disque-Árvore (WhatsApp 62 9 9639-7495). Também será oferecida consulta veterinária e orientação aos tutores sobre bem-estar animal. Ação contará, ainda, com feira de adoção de animais.

A Guarda Civil Metropolitana levará o projeto Anjos da Guarda, com pintura facial e apresentações lúdicas, enquanto a Defesa Civil apresentará áreas de risco e meios de prevenção. O público poderá assistir à apresentação da Banda de Música, e a Patrulha Mulher Mais Segura entregará material impresso referente à violência doméstica.

A pasta da Cultura distribuirá livros e cds, e promoverá apresentações artísticas e aulão de fit dance. A Agência Municipal do Turismo, Lazer e Eventos (Agetul) fará exposição de animais taxidermizados e disponibilizará um pula-pula para as crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará vacinas contra a Covid-19, Influenza e antirrábica, e testagem ampliada por demanda espontânea. Também serão ofertadas consultas com clínico-geral, oftalmológica e de risco cirúrgico. Ofertará, também, exames como ultrassonografia de mama, de próstata via abdominal, do aparelho urinário, do abdome total, de tireóide, de articulações, Doppler de carótidas e de membros inferiores, espirometria, eletrocardiograma, prevenção de saúde bucal, testes rápidos de IST, aferição de pressão arterial e de glicemia, e auriculoterapia.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) entregará cartões do Renda Família +Mulher referente à quarta e última etapa do programa, a beneficiárias que ainda não buscaram seus cartões. A pasta também inscreverá interessadas no curso profissionalizante gratuito de Design de Moda. Fará, ainda, distribuição de material sobre enfrentamento às várias formas de violência contra a mulher.

A pasta de Desenvolvimento Humano e Social fará cadastramentos no CadÚnico, Carteirinha do Idoso, além de prestar orientação sobre benefícios e programas de assistência social.

A Secretaria Municipal de Mobilidade, além de ações para Educação no Trânsito, emitirá cartões de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência. O Procon Goiânia dará orientações quanto às relações de consumo, além de registrar denúncias e reclamações.

No estande da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, a população terá acesso aos serviços de cadastro habitacional. Haverá sorteio de lotes para 32 famílias residentes no Residencial JK, e que serão transferidas para o Jardins do Cerrado 3.

O Sine Móvel atualizará cadastros do trabalhador, auxiliará com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, e ofertará vagas de emprego. Enquanto a Secretaria Municipal dos Esportes levará jogos eletrônicos, xadrez, pebolim, futmesa e tênis de mesa, e atividades de paradesporto.

A Prefeitura de Goiânia mantém parceria com o Vapt-Vupt, Polícia Civil, Detran, Ipasgo e demais órgãos estaduais para emissão de carteiras de identidade, documentos, certidões, boletos e solicitação de serviços.  Também serão disponibilizadas carretas para exames de tomografia e mamografia, e ônibus do Hemocentro. Ao todo, o estado de Goiás disponibiliza 52 serviços à comunidade.

Durante a Caravana do Bem, a população também terá acesso a atendimentos do Conselho Tutelar.

Ações em andamento
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensifica os serviços de manutenção e limpeza, pintura de meio-fio, revitalização de praças locais, varrição, além das ações intensivas de coleta orgânica e seletiva. Já a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realiza serviços de sinalização viária.

Entre os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão a limpeza das bocas de lobo, bueiros e galerias pluviais, reparos no asfalto e patrolamento de vias não asfaltadas, recuperação de meios-fios e bocas de lobo, e manutenção na iluminação pública.

Bairros atendidos pela 6ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida:

1 – Jardim Curitiba I
2 – Bairro da Vitória
3 – Bairro Floresta
4 – Bairro São carlos
5 – São Domingos
6 – Jardim Curitiba
7 – Jardim Liberdade
8 – Parque Maracanã
9 – Residencial Fortaleza
10 – Residencial Green Park
11 – Residencial Juscelino Kubitschek
12 – Novo Planalto
13 – Vila Mutirão
14 – Vila Mutirão Il

Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia