O prefeito Rogério Cruz e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, lançaram, na tarde desta sexta-feira (02/09), o programa “Prefeitura que Cuida em Casa”. O projeto consiste em disponibilizar dieta líquida enteral para pacientes que não conseguem se alimentar pela boca. O primeiro passo foi dado no Setor Brisas da Mata, onde há 38 paciente cadastrados. Em seguida, vai alcançar bairros de outras regiões da cidade.

“Cuidar do cidadão é assegurar a ele que suas demandas mais urgentes sejam atendidas. É compromisso da prefeitura, e fazemos isso com seriedade e muita dedicação”, afirma Rogério Cruz. De acordo com o secretário Durval Pedroso, “até sexta-feira da próxima semana, todos os 469 pacientes cadastrados pelo municipio serão visitados e receberão a fórmula”,.

Gabriel, dos Santos Gonzaga, de 19 anos, morador  do Residencial Brisas da Mata, foi um dos primeiros a receber a dieta. Ele nasceu com microcefalia e há dois anos se alimenta por sonda. Gabriel precisa ganhar peso para fazer uma cirurgia na coluna, depois poderá voltar a se alimentar pela boca.

A mãe dele, Sheila dos Santos Lima, comemorou a entrega em casa. “Dou graças à Deus e a todos vocês, esse programa vai facilitar muito a minha vida e também a do Gabriel, esse menino lindo que tenho e que é a minha vida”, disse.

Junto com a dieta, a administração municipal frascos e equipos (mangueiras semelhantes às utilizadas para ministrar soro).

A prefeitura comprou 160 mil litros de dieta, quantidade suficiente para atender os pacientes por seis meses. Um novo processo de compra já está em andamento.

Fotos: Daiany Pereira

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia